Surfistas engajados por justiça socioambiental

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Noite do Surfe pelo Social em Itanhaém

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Levantamento aponta atrativos em Itanhaém/SP

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Ecosurfi encoraja surfistas a discutir Gestão Costeira

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Profissionais da Escola Ecosurfi passam por “reciclagem”

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Semana do Meio Ambiente debate surfe e sustentabilidade

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

Ecosurfi “dropa” no Ibirapuera

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Programa de voluntariado da Ecosurfi

Visa criar uma rede para o engajamento público

Visa criar uma rede para o engajamento público Visa criar uma rede para o engajamento público

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento

O objetivo do projeto é ensinar técnicas para resgates no mar

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Documentário traz o panorama das relações humanas com o mar

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi “Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Vitória contra o projeto Porto Brasil

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Viva Mata 2011 vai debater surfe e gestão costeira

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Decreto oficializa a criação do mosaico de UC,s

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Abaixo assinado para criação de UC em Bertioga vira intervenção artística.


Durante a realização da a I Mostra de Surf Arte e Meio Ambiente que acontece na Praia Grande/SP, a Ecosurfi está participando das exposições com uma intervenção que busca recolher assinaturas dos surfistas e demais públicos para a criação de uma Unidade de Conservação (UC) em Bertioga.

A proposta apresentada se trata de um grande abaixo assinado, onde as pessoas podem deixar a sua mensagem num tecido de aproximadamente 20 metros, que está estendido em um dos espaços do Palácio das Artes, local que recebe a Mostra.

Juntamente com abaixo assinado estão expostos painéis que apontam o motivo e a necessidade da criação da UC em Bertioga, local que possui um dos últimos redutos de Mata Atlântica semi-intocada do país.

A atividade se insere na iniciativa da ONG WWF-Brasil no ano internacional da Biodiversidade, que está mobilizando a sociedade e colhendo assinaturas por meio de um documento virtual que já possui mais de 5 mil participantes.

O abaixo assinado “gigante” será entregue juntamente com as milhares de assinaturas ao novo governador do Estado e secretário estadual de Meio Ambiente, quando tomarem posse.

Ainda dá tempo de colaborar com a iniciativa e assinar o documento virtual pela preservação da Mata Atlântica no site da WWF – Brasil e manda a sua mensagem visitando a Mostra.

Saiba mais em: WWF - Brasil e Surf Art Brasil

A I Mostra de Surf Arte e Meio Ambiente acontece de 23 de julho a 14 de agosto das 10hs ás 18hs, no Palácio das Artes – Praia Grande / SP

Leia Mais ►
Read more...

Ecosurfi celebra 10 anos


Neste mês de julho foi comemorado mais um aniversário da Ecosurfi. A data foi marcada numa festa na sede da entidade, que celebrou os 10 anos de fundação da organização e o lançamento oficial da Escola Ecosurfi.

Estiverem presentes no evento, surfistas profissionais e amadores, artistas e músicos da região, além de dezenas de voluntários que participam das ações da instituição.

Ao som de muito reggae a festa atravessou a noite embalando os convidados com muita "positive vibrations" e filmes de surfe no telão.

A Ecosurfi agradece a todos e todas que fazem, tomam parte e participam desses 10 anos da Ecosurfi.

Aloha

Confira os melhores momentos da confraternização

Leia Mais ►
Read more...

Não percam essa!!!

Leia Mais ►
Read more...

Nasce à primeira escola de ensino de surfe e educação ambiental do País

Ecosurfi vai promover projeto “Ecoesportivo” para atender gratuitamente 100 jovens da cidade de Itanhaém/SP

Com o slogan “Surfando nas ondas da sustentabilidade”, surge à primeira escola de ensino de Surfe e Educação Ambiental do país, se trata da Escola Ecosurfi, projeto criado pela Entidade Ecológica dos Surfistas - Ecosurfi que vai receber jovens da cidade de Itanhaém com aulas gratuitas de surfe, ativismo, mobilização e educação socioambiental a partir do dia 13 de julho.

O projeto faz parte do programa Surfe Sustentável iniciado pela entidade no último ano, que está construindo a Aliança dos Surfistas pelo Meio Ambiente.

A Escola Ecosurfi traz como ações do projeto político pedagógico os temas fortes: protagonismo dos surfistas, educomunicação, gestão costeira, cultura surfe e consumo e, juventude, surfe e meio ambiente. Essas matérias são parte dos eixos de atuação do programa Surfe Sustentável e serão replicadas como conteúdo laboral nas atividades transversais da escola.

Na perspectiva dos temas fortes para estudo, vai ser possível construir com os alunos o diagnóstico socioambiental da praia através da metodologia do Mapeamento Socioambiental Participativo também conhecida como “Green Map” que é utilizada pela entidade.

Esporte e cidadania

E quando o assunto são as atividades físicas promovidas pela pratica do surfe, o projeto vai contar com o acompanhamento de profissionais contratados que ministrarão as aulas na praia, com vistas a promover avaliações periódicas dos alunos, para que seja observado o desenvolvimento da parte muscular e motora de cada participante.

Entre os avanços que a escola busca garantir, é usar da atividade esportiva e socioambiental para melhorar a qualidade de vida de cada aluno formando cidadãos responsáveis através do esporte surfe.

As aulas serão gratuitas e vão acontecer as terças e quintas em dois períodos, das 09hs às 11hs e 14hs às 16hs, no meio da Praia dos Sonhos em Itanhaém/SP.

Maiores informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones (13) 3426 8138 / (13) 9751 0332 ou na sede da Ecosurfi: Rua Maria Deolinda Assunção Salles, 80 – Jardim Mosteiro.

A Escola Ecosurfi é fruto de um convênio entre a Ecosurfi e a Prefeitura Municipal de Itanhaém, através da Secretária de Educação, Cultura e Esportes.

Os interessados em apoiar e/ou patrocinar o projeto entrem em contato com a Ecosurfi nos telefones acima mencionados.

Ecosurfi completa sua primeira década

Neste mês de Julho a Ecosurfi completa os seus primeiros 10 anos de fundação, década essa que está sendo brindada com a execução de diversos projetos socioambientais pela organização.

Todas as iniciativas que partem da entidade visam o enraizamento de práticas voltadas à proteção do patrimônio ambiental da área costeira por meio da educação ambiental critica e emancipatória dentro da perspectiva do empoderamento social dos valores que fortalecem praticas sustentáveis.

Entre os projetos de destaque da ONG que estão sendo desenvolvidos vale destacar o programa “Surfe Sustentável”, os projetos “Rio do Nosso Bairro” e “A Onda é Agua Limpa”, além das ações pontuais como exposições, cursos e palestras e as campanhas “Vamos Limpar o Mundo - Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias” (Clean Up The World) e “Valeu Praia.

Para saber mais sobre a Ecosurfi e o seu trabalho acessem: www.ecosurfi.org
Leia Mais ►
Read more...

Praia Grande sedia oficina sobre Ambiente e Socioeconomia


A segunda oficina de acompanhamento nos projetos da rede de escolas Cuidando da Água aconteceu no último sábado (3/7) na Praia Grande (SP).

O evento compreende o projeto Rio do Nosso Bairro, desenvolvido pela Ecosurfi (Entidade Ecológica dos Surfistas) realizado na Escola de Educação Ambiental.

O tema da vez é Ambiente e Socioeconomia, o segundo de cinco eixos que servem de fio condutor para o mapeamento participativo das comunidades.

Na oficina participaram Chris Godoy, engenheira florestal do Instituto Refloresta, o geógrafo Anuar Acras de Almeida e Camila Mello, educadora ambiental do Instituto cinco Elementos.

Estes participantes conduziram um debate sobre modelos de desenvolvimento e reprodução no cotidiano escolar além de compartilharam experiências e meios de promover o desenvolvimento socioeconômico junto à conservação ambiental.

Nesta atividade participam também os professores dos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

Para os professores de São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga, a mesma atividade aconteceu no dia 26 de junho, no Centro de Atividades Integradas (CAIS) da Secretaria de Educação de Santos (SP).

Os conteúdos apresentados como temas fortes foram: características ambientais, sociais e econômicas da Baixada Santista, processos e modelos de desenvolvimento, impactos e conflitos socioambientais, grandes empreendimentos e comunidades.

Para gerar a reflexão nos momentos de partilha de idéias entre os participantes, a atividade sugerida foi desde conversas sobre desenvolvimento e sustentabilidade, até debates sobre a industrialização do Brasil com imagens e propagandas (pressão econômica e sustentabilidade local).

O projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando da Água tem financiamento do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, parceria da Comissão de Educação e Divulgação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, das Prefeituras de Peruíbe e do Guarujá e apoio das Prefeituras de Itanhaém, Santos e Praia Grande.
Leia Mais ►
Read more...
Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget

Destaques

Ocorreu um erro neste gadget

  © Ecosurfi Desenvolvimento por Comunicação Ecosurfi Século XXI

Back to TOP