Nasce à primeira escola de ensino de surfe e educação ambiental do País
Com o slogan “Surfando nas ondas da sustentabilidade”, surge à primeira escola de ensino de Surfe e Educação Ambiental do país, se trata da Escola Ecosurfi, projeto criado pela Entidade Ecológica dos Surfistas - Ecosurfi que vai receber jovens da cidade de Itanhaém com aulas gratuitas de surfe, ativismo, mobilização e educação socioambiental a partir do dia 13 de julho.
O projeto faz parte do programa Surfe Sustentável iniciado pela entidade no último ano, que está construindo a Aliança dos Surfistas pelo Meio Ambiente.
A Escola Ecosurfi traz como ações do projeto político pedagógico os temas fortes: protagonismo dos surfistas, educomunicação, gestão costeira, cultura surfe e consumo e, juventude, surfe e meio ambiente. Essas matérias são parte dos eixos de atuação do programa Surfe Sustentável e serão replicadas como conteúdo laboral nas atividades transversais da escola.
Na perspectiva dos temas fortes para estudo, vai ser possível construir com os alunos o diagnóstico socioambiental da praia através da metodologia do Mapeamento Socioambiental Participativo também conhecida como “Green Map” que é utilizada pela entidade.
Esporte e cidadania
E quando o assunto são as atividades físicas promovidas pela pratica do surfe, o projeto vai contar com o acompanhamento de profissionais contratados que ministrarão as aulas na praia, com vistas a promover avaliações periódicas dos alunos, para que seja observado o desenvolvimento da parte muscular e motora de cada participante.
Entre os avanços que a escola busca garantir, é usar da atividade esportiva e socioambiental para melhorar a qualidade de vida de cada aluno formando cidadãos responsáveis através do esporte surfe.
As aulas serão gratuitas e vão acontecer as terças e quintas em dois períodos, das 09hs às 11hs e 14hs às 16hs, no meio da Praia dos Sonhos em Itanhaém/SP.
Maiores informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones (13) 3426 8138 / (13) 9751 0332 ou na sede da Ecosurfi: Rua Maria Deolinda Assunção Salles, 80 – Jardim Mosteiro.
A Escola Ecosurfi é fruto de um convênio entre a Ecosurfi e a Prefeitura Municipal de Itanhaém, através da Secretária de Educação, Cultura e Esportes.
Os interessados em apoiar e/ou patrocinar o projeto entrem em contato com a Ecosurfi nos telefones acima mencionados.
Ecosurfi completa sua primeira década
Neste mês de Julho a Ecosurfi completa os seus primeiros 10 anos de fundação, década essa que está sendo brindada com a execução de diversos projetos socioambientais pela organização.
Todas as iniciativas que partem da entidade visam o enraizamento de práticas voltadas à proteção do patrimônio ambiental da área costeira por meio da educação ambiental critica e emancipatória dentro da perspectiva do empoderamento social dos valores que fortalecem praticas sustentáveis.
Entre os projetos de destaque da ONG que estão sendo desenvolvidos vale destacar o programa “Surfe Sustentável”, os projetos “Rio do Nosso Bairro” e “A Onda é Agua Limpa”, além das ações pontuais como exposições, cursos e palestras e as campanhas “Vamos Limpar o Mundo - Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias” (Clean Up The World) e “Valeu Praia.
Para saber mais sobre a Ecosurfi e o seu trabalho acessem: www.ecosurfi.org
0 comentários:
Postar um comentário