Praia Grande sedia oficina sobre Ambiente e Socioeconomia
A segunda oficina de acompanhamento nos projetos da rede de escolas Cuidando da Água aconteceu no último sábado (3/7) na Praia Grande (SP).
O evento compreende o projeto Rio do Nosso Bairro, desenvolvido pela Ecosurfi (Entidade Ecológica dos Surfistas) realizado na Escola de Educação Ambiental.
O tema da vez é Ambiente e Socioeconomia, o segundo de cinco eixos que servem de fio condutor para o mapeamento participativo das comunidades.
Na oficina participaram Chris Godoy, engenheira florestal do Instituto Refloresta, o geógrafo Anuar Acras de Almeida e Camila Mello, educadora ambiental do Instituto cinco Elementos.
Estes participantes conduziram um debate sobre modelos de desenvolvimento e reprodução no cotidiano escolar além de compartilharam experiências e meios de promover o desenvolvimento socioeconômico junto à conservação ambiental.
Nesta atividade participam também os professores dos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
Para os professores de São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga, a mesma atividade aconteceu no dia 26 de junho, no Centro de Atividades Integradas (CAIS) da Secretaria de Educação de Santos (SP).
Os conteúdos apresentados como temas fortes foram: características ambientais, sociais e econômicas da Baixada Santista, processos e modelos de desenvolvimento, impactos e conflitos socioambientais, grandes empreendimentos e comunidades.
Para gerar a reflexão nos momentos de partilha de idéias entre os participantes, a atividade sugerida foi desde conversas sobre desenvolvimento e sustentabilidade, até debates sobre a industrialização do Brasil com imagens e propagandas (pressão econômica e sustentabilidade local).
O projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando da Água tem financiamento do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, parceria da Comissão de Educação e Divulgação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, das Prefeituras de Peruíbe e do Guarujá e apoio das Prefeituras de Itanhaém, Santos e Praia Grande.
0 comentários:
Postar um comentário