Ecosurfi lança a campanha "Onda Limpa"
Com o slogan "Educação Ambiental é a Nossa Praia", a ONG Ecosurfi lançou no último sábado (12), a campanha Onda Limpa nas praias do município de Itanhaém no litoral sul do estado de São Paulo.
Tradicionalmente realizada desde o ano de 2005 no município durante os meses do verão, a campanha recebeu em seu primeiro final de semana a presença de mais de 300 visitantes, que passaram pelas tendas colocadas na areia da Praia do Sonho em busca de conhecimentos e praticas ambientalmente sustentáveis. 
Devido ao grande fluxo de turistas que buscam descontração no litoral, o fornecimento de atividades de educação e sensibilização ambiental na praia é mais uma opção de lazer e entretenimento para o publico que se interessa pelo tema.
Através de uma estrutura de 120m² a campanha Onda Limpa é um espaço de interação e socialização de informações sobre meio ambiente, além de ser referência no combate à poluição das praias na Baixada Santista, uma vez que através de banners, faixas e o museu do lixo, servem de instrumentos para alertar a população sobre o problema que a poluição causa no ambiente marinho.Com uma equipe formada por 08 monitores fornecidos pela parceria da ONG junto ao Governo Municipal de Itanhaém e 04 estagiários fruto do convênio da Ecosurfi com a PUC/Minas, a campanha oferece exposições monitoradas, oficinas de artesanato com material reutilizado e reciclável, além da disponibilização de sacolinhas retornáveis para o acondicionamento do lixo gerado pelos visitantes na praia.
Nesse ano a campanha Onda Limpa estará funcionado de terça a domingo das 09:00h às 17:00h na Praia do Sonho em Itanhaém. Maiores informações: 13 9751 0332 – 9116 3403 – 9718 1872.
Apoio: Governo Municipal de Itanhaém através das Secretárias de Habitação e Meio Ambiente, Secretaria de Turismo e Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo / SMA e CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e MEDI (Movimento Estudantil de Itanhaém).
Confira a Galeria de Fotos: http://picasaweb.google.com.br/joaomalavolta/EcosurfiCampanhaOndaLimpa2008



























Entre os materiais distribuídos estavam uma cartilha sobre o impacto do lixo no litoral, boletim informativo da Ecosurfi e alguns guias sobre reciclagem. Todo material disponibilizado é de caráter educativo, o que possibilitou ao público maior conhecimento sobre as questões ambientais sobre tudo a zona costeira.




Organizado pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), o evento juntou quase 1000 ecojornalistas e estudantes engajados na área ecológica para debater os caminhos das pautas ambientais e trocar informações e experiências.

O objetivo do evento foi de conscientizar a população da Baixada Santista sobre a importância de recuperar áreas degradadas, bem como encontrar soluções para os desafios enfrentados por pesquisadores e entidades que trabalham com a preservação ambiental.
As principais entidades ligadas à defesa do meio ambiente da região e do País marcaram presença no simpósio. A Ecosurfi esteve presente através de um estande concedido pela prefeitura de São Vicente. O espaço serviu para a ecosurfi divulgar o projeto: Preservação das Praias, que a ong vem realizando desde o ano 2000, o qual realiza atividades de mobilização popular e educação ambiental.

Durante o encontro, os alunos representantes das unidades escolares, assistiram a vídeos explicativos e palestras que abordaram os assuntos da biodiversidade e a diversidade étnica racial, trazendo para discussão as problemáticas ambientais de suas regiões e escolas, e quais as ações para a resolução destes.
Após o encontro, todas as problemáticas e ações de resolução, serão encaminhadas para Brasília, onde serão compartilhadas na II Conferência Nacional pelo Meio Ambiente, que acontecerá em março de 2006. Essa atividade faz parte do Programa Vamos Cuidar do Brasil, parceria entre o Ministério da Educação e Meio Ambiente.
Além das Escolas Municipais, Dalva Dati Ruivo, Maria Aparecida Soares Amêndola, Vicente Caetano de Lima, Célia Marina Dal' Pozzo Borges, Bernadino de Souza Pereira e Maria Conceição Luz, a I Conferência Municipal Infato-juvenil do Meio Ambiente, também contou com a participação da Entidade Ecológica dos Surfistas (ECOSURFI), departamento do Meio Ambiente que realizaram explanações sobre a temática ambiental.
O plano define orientações para o uso público das áreas protegidas do parque, para a conservação da biodiversidade, participação das comunidades, além de facilitar a parceria com empresas públicas e privadas que utilizam o PESM, tais como Petrobras, Sabesp e DAEE.






