Nota sobre o Código Florestal
Em tramitação no congresso, a votação das alterações no Código Florestal brasileiro foi adiada para a próxima terça-feira.
O adiamento só foi obtido após os movimentos sociais e ambientalistas questionarem a manobra feita pela bancada ruralista aprovar a toque de caixa o relatório do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e de uma série de reuniões entre ministros e líderes de bancadas.
O relatório foi novamente alterado em cima da hora e os ruralistas pretendiam aprová-lo sem dar tempo para apreciação por parte da sociedade. Assim, este projeto que ameaça anistiar desmatadores e premiar a agricultura insustentável, segue sendo articulado com as mais baixas técnicas de manipulação política.
A REJUMA - Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade enviou ao deputado Marcos Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados, uma nota com sua posição a respeito das alterações no Código Florestal.
A Ecosurfi, como integrante da REJUMA, assina em baixo tal nota. Segue para conhecimento e divulgação:
Exmo. Sr. Presidente da Câmara dos Deputados
A REJUMA – Rede da Juventude Pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (www.rejuma.org.br) – é uma rede de jovens ambientalistas, presente em todo território brasileiro e que, desde a sua criação, em 2003, propõe, fomenta e acompanha Políticas Públicas relacionadas às questões de Juventude e de Meio Ambiente, tendo ampla participação nos processos democrático-participativos brasileiros.
Participamos, dentre outras articulações, das Conferências Nacionais de Meio Ambiente, nas versões Infantojuvenil e Adulta e da Conferências Nacionais de Juventude. Somos também membros do Conselho Nacional de Juventude e do Comitê Facilitador da Sociedade Civil que prepara a Conferência Rio+20.
Apelamos a consciência e ao compromisso de Vossa Excelência para não colocar em votação o Relatário do Deputado Aldo Rebelo, mais uma vez modificado e somente conhecido, nesta segunda-feira, dia 02 de Maio de 2011.
Temos ciência da gravidade desse relatório. Sabemos que ele não representa os interesses da maioria do nosso povo. Estamos na mesma corrente que, como a Associação Brasileira de Ciência, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Via Campesina, a FETRAF, o Movimento SOS Florestas e milhares de pessoas que se manifestaram nas mídias sociais, deseja mais tempo para poder discutir e aprofundar o conteúdo das mudanças propostas.
Caro Presidente, um provérbio africano diz que o planeta não é nosso, apenas o tomamos emprestado das futuras gerações. Em nome da juventude e das futuras gerações pedimos para que não destruam mais nossas florestas e o planeta. Pedimos para que não votem as modificações do Código Florestal sem ouvir a sociedade brasileira, nos seus mais diversos seguimentos.
Atenciosamente,
Rede de Juventude pelo Meio Ambiente (REJUMA)
Baixe a nota em PDF!
1 comentários:
Oii
Gostei do blog vale sempre uma visitinha. Tenho um blog onde pesquiso maneiras de Ensinar de maneira Significativa. Usando a arte como instrumento. Tenho diversas atividade com reciclagem e meio ambiente.
Vale a pena dar uma olhadinha.
Bjim
www.luanacrescente.blogspot.com
Postar um comentário