Ecosurfi trabalha tema água em capacitação para jovens de Cajamar
Com uma animação que exemplifica de forma didática a ocupação de uma bacia hidrográfica e a partir da análise dos mapas oficiais da cidade, usados na elaboração do Plano Diretor, os jovens debateram sobre o contexto hídrico de Cajamar a partir dos usos prioritários da cidade e da distribuição populacional pelo território, em comparação com o alcance das redes de abastecimento de água e coleta de esgoto.
A água, como transversal a tudo e todos, é um dos elementos mais propícios para o desenvolvimento de iniciativas integradas. Uma bacia hidrográfica é um território drenado por um um rio principal e seus afluentes e subafluentes, delimitados pelos topos de morros e serras, chamados de “divisores de águas”. Assim, trabalhar sob a perspectiva da bacia hidrográfica significa ter como referenciais aspectos naturais no processo de organização, fator fundamental na busca da sustentabilidade.
A Formação de Multiplicadores em Sustentabilidade acontece de 6 a 15 de abril e tem a coordenação da organização não governamental ituana Caminho das Águas. Além do tema água, as oito oficinas temáticas abordam também assuntos como permacultura, juventude e participação, internet e ciberativismo, participação e controle social, entre outros.
O ciclo de oficinas integra o projeto Formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-Vidas), executado pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Cajamar com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Os adolescentes participantes atuarão como facilitadores das Com-Vidas, efetivando os princípios jovem educa jovem, jovem escolhe jovem e uma geração aprende com a outra.
Veja abaixo um videoclipe da atividade:
0 comentários:
Postar um comentário