Baixada Santista e os “Rios dos Nossos Bairros”
A água como centro das necessidades humanas já é uma realidade global. A gestão responsável dos recursos hídricos por todas as partes do planeta ainda é um desafio a ser superado.
Buscando entender a complexidade dessa questão no âmbito regional, a Ecosurfi criou o projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando da Água, que desde março está desenvolvendo ações em 36 escolas das 09 cidades que compreendem a Região Metropolitana da Baixada Santista.
Os eixos de atuação tidos como fio condutor do trabalho são: saneamento básico, gestão dos recursos hídricos, meio ambiente e saúde pública.
A projeto político pedagógico contido na proposta perpassa atividades formativas, avançando para oficinas de acompanhamento das ações dos educadores nas unidades de ensino, chegando até as salas de aula por meio de práticas educomunicativas.
Todo o trabalho desenvolvido pelos professores com os alunos já está permitindo a realização de mapeamentos socioambientais participativos, que estão sendo sistematizados através de uma rede virtual de escolas cuidando das águas.
Papo e prosa
Nesse próximo final de semana (28/08) o projeto retoma a sua fase de formações do segundo semestre e o trabalho volta a cidade de Santos.
A oficina que acontece com os professores da Baixada Norte (Santos, Guarujá, São Vicente, Cubatão e Bertioga), vai possibilitar uma “prosa” sobre a população da Baixada Santista, sua diversidade cultural e os usos múltiplos da água.
Para dar suporte metodológico as oficinas, foram convidados a Antropóloga Bianca Magdalena que atua com pesquisas em diversidade cultural caiçara e partos naturais. Além de ter sido professora da Escola Técnica do MST em Itupeva e tem experiência em mobilização juvenil.
Outro oficineiro que vai compartilhar suas experiências é o Biólogo Marinho Felipe Zanusso, que atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais na USP e possui experiências com processos gestores participativos envolvendo comunidades tradicionais.
A oficina acontece no Centro de Atividades Integradas de Santos - CAIS , Rua 7 de setembro, 34, Vila Nova – Santos (Antigo Colégio Santista). As atividades se iniciam as 09hs com o término previsto paras às 17hs.
Confira os melhores momentos da oficina realizada na Baixada Sul no último final de semana: Click aqui
O projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando da Água têm financiamento do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, parceria da Comissão de Educação e Divulgação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, das Prefeituras de Peruíbe e do Guarujá e apoio das Prefeituras de Itanhaém, Santos e Praia Grande.
0 comentários:
Postar um comentário