Ecosurfi e CBH mobilizam prefeituras da Baixada Santista para uma das maiores campanhas da região. Depois da Caminhada da Água, escolas vão mapear a Baixada Santista sob a ótica dos recursos hídricos

Por Bruno Pinheiro (Ecosurfi)
Esta semana a Ecosurfi apresentou o projeto “Rio do Nosso Bairro” para cinco prefeituras da Baixada Santista. No dia 16, a prefeita de Peruíbe, Milena Bargieri, abriu seu gabinete no Paço Municipal para a conversa. No dia 17, a ONG Estação da Cidadania, de Santos, recebeu a reunião. Nas ocasiões, a Ecosurfi esteve com representantes das cidades de Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente e Cubatão. Também participaram das reuniões integrantes da Comissão Especial de Educação e Divulgação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CE/ED-CBH/BS) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), parceiros do projeto.
A Prefeitura Municipal de Peruíbe também é parceira do projeto “Rio do Nosso Bairro”. A cidade vai recepcionar o lançamento da VIII Semana Metropolitana da Água e também a Caminhada da Água 2010. A expectativa, a princípio, é da Caminhada contar com 4 a 5 mil alunos de toda a região. Para a prefeita Milena Bargieri, para o município é ótimo receber ações positivas. “Iniciativas deste tipo agregam valor e divulgam a cidade de forma positiva. Faremos tudo o que for possível para a Caminhada da Água 2010 ser inesquecível”, falou entusiasmada.
Na reunião de Peruíbe, além da prefeita da cidade, participaram também a secretária municipal de Educação, Oneide Ferraz Alves, o diretor municipal de Meio Ambiente, Marcelo Gonçalves, e o diretor municipal de Cultura, Ayrton Modolo. Além deles, a representante da Secretaria de Educação de Praia Grande, Cristiane Evaristo também esteve presente.
Já em Santos, participaram representantes das Secretarias de Educação de Santos e São Vicente, além de integrantes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), de Cubatão.
Todos receberam bem a proposta, que vai trabalhar educação ambiental voltada para o saneamento ambiental em todos os nove municípios que abrangem a bacia hidrográfica da Baixada Santista. “A Semana e a Caminha Metropolitana da Água já são tradicionais tanto para o Comitê de Bacia como para a região. Para 2010 a Ecosurfi é nossa parceira e teremos algumas novidades, estendendo as atividades durante dez meses”, disse Francisco Costa, coordenador da CE/ED-CBH/BS.
O projeto “Rio do Nosso Bairro” acontecerá de fevereiro a dezembro de 2010, com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Ele começará com a VIII Semana e a V Caminhada Metropolitanas da Água, uma das maiores mobilizações da região, de 15 a 22 de março. Posteriormente, trabalhará com quatro escolas por município para a elaboração de mapeamentos socioambientais participativos até novembro, quando acontecerá a Conferência Metropolitana Infanto-Juvenil de Escolas Cuidando das Águas da Baixada Santista.
A idéia é aprofundar a experiência e a sensibilização conquistada com as Semanas da Água anteriores e fortalecer as políticas públicas de educação ambiental. “Vamos formar professores, produzir e registrar métodos de trabalho, teremos uma Comunidade Virtual e publicaremos um livro no final do projeto, com os aprendizados das escolas, de cada professor envolvido. Estamos mirando no médio e no longo prazos”, comenta o gestor de planejamento do projeto “Rio do Nosso Bairro”, André Barbosa.
O projeto começa apenas em fevereiro de 2010, mas as articulações estão sendo adiantadas em função das questões burocráticas. Nas próximas semanas a Ecosurfi vai buscar contato com as prefeituras que não participaram das reuniões, além de se reunir também com outras instituições da sociedade civil.
O projeto “Rio do Nosso Bairro” conta com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) do Governo do Estado de São Paulo. E tem parceria da Comissão Especial de Educação e Divulgação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CE/ED-CBH/BS), do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e da Prefeitura Municipal de Peruíbe.
1 comentários:
argue generals halliday cross beers detectionthe ellisbridge turnaround madrid itspatients matter
semelokertes marchimundui
Postar um comentário