Surfistas engajados por justiça socioambiental

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

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Noite do Surfe pelo Social em Itanhaém

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

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Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Levantamento aponta atrativos em Itanhaém/SP

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Ecosurfi encoraja surfistas a discutir Gestão Costeira

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

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Profissionais da Escola Ecosurfi passam por “reciclagem”

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

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Semana do Meio Ambiente debate surfe e sustentabilidade

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

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Ecosurfi “dropa” no Ibirapuera

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

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Programa de voluntariado da Ecosurfi

Visa criar uma rede para o engajamento público

Visa criar uma rede para o engajamento público Visa criar uma rede para o engajamento público

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento

O objetivo do projeto é ensinar técnicas para resgates no mar

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Documentário traz o panorama das relações humanas com o mar

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi “Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Vitória contra o projeto Porto Brasil

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Viva Mata 2011 vai debater surfe e gestão costeira

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

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Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Decreto oficializa a criação do mosaico de UC,s

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Ecosurfi trabalha tema água em capacitação para jovens de Cajamar

No dia 7 de abril a Ecosurfi ministrou a segunda de oito oficinas da Formação de Multiplicadores em Sustentabilidade, que está capacitando cerca de 50 adolescentes de 14 a 18 anos do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da cidade de Cajamar, que fica na sub-bacia hidrográfica Juqueri-Catareira, no Alto Tietê, e tem como rio principal o Rio Juqueri.

O grupo de jovens vai facilitar projetos de
educação ambiental nas escolas de Cajamar 
A oficina foi ministrada pelos educadores ambientais André Barbosa, Bruno Pinheiro e Marcus de Souza Ferreira. Com o tema “Água Boa: jovens educando jovens”, o objetivo foi trabalhar a noção de bacia hidrográfica a partir da própria realidade dos participantes da atividade e compartilhar a experiência da Rede de Escolas Cuidando da Água.

Com uma animação que exemplifica de forma didática a ocupação de uma bacia hidrográfica e a partir da análise dos mapas oficiais da cidade, usados na elaboração do Plano Diretor, os jovens debateram sobre o contexto hídrico de Cajamar a partir dos usos prioritários da cidade e da distribuição populacional pelo território, em comparação com o alcance das redes de abastecimento de água e coleta de esgoto.

A água, como transversal a tudo e todos, é um dos elementos mais propícios para o desenvolvimento de iniciativas integradas.  Uma bacia hidrográfica é um território drenado por um um rio principal e seus afluentes e subafluentes, delimitados pelos topos de morros e serras, chamados de “divisores de águas”. Assim, trabalhar sob a perspectiva da bacia hidrográfica significa ter como referenciais aspectos naturais no processo de organização, fator fundamental na busca da sustentabilidade.

A Formação de Multiplicadores em Sustentabilidade acontece de 6 a 15 de abril e tem a coordenação da organização não governamental ituana Caminho das Águas. Além do tema água, as oito oficinas temáticas abordam também assuntos como permacultura, juventude e participação, internet e ciberativismo, participação e controle social, entre outros.

O ciclo de oficinas integra o projeto Formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-Vidas), executado pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Cajamar com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Os adolescentes participantes atuarão como facilitadores das Com-Vidas, efetivando os princípios jovem educa jovem, jovem escolhe jovem e uma geração aprende com a outra.

Veja abaixo um videoclipe da atividade:

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Fundo Brasileiro de Educação Ambiental aprova estatuto

A Educação Ambiental (EA) no Brasil ganha um novo capítulo. Centenas de educadores e educadoras lançam um fundo destinado a fomentar, para além dos estímulos governamentais, o desenvolvimento da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei federal 9.795/99.

O gerador deste novo capítulo é o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA). No dia 5 de abril aconteceu assembleia para aprovação do seu estatuto. O evento foi realizado no SESC Consolação, na cidade de São Paulo, com a participação de cerca de 200 pessoas, entre representantes de governos municipais, estaduais e federal, de organizações não governamentais, do setor empresarial e de coletivos de educadores e educadoras ambientais.

O FunBEA é um fundo não estatal (privado) voltado à fomentar iniciativas públicas e estruturantes no âmbito da EA, em articulação com ações governamentais nas esferas municipais, estadual e federal, fortalecendo assim a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental.

A Ecosurfi esteve presente na assembleia representada pelo seu presidente, Marcus de Souza Ferreira, e pelos educadores ambientais e gestores de projetos da entidade, André Barbosa e Bruno Pinheiro.

Durante a assembleia foi aprovado o estatuto do FunBEA, que ficou em consulta pública de janeiro a março de 2011. E também a formação de uma Comissão Diretora Provisória, que atuará para, no período de um ano, colocar todas as instâncias do fundo, como o conselhos, a secretaria executiva etc. em funcionamento. Após este período serão formadas a Comissão Diretora oficial.

Trata-se de uma iniciativa pioneira, fruto da experiência de mais de uma década dos militantes da área, diante dos desafios jurídicos e operacionais para o fomento das ações, projetos e programas de EA, sobretudo os pequenos projetos desenvolvidos pela sociedade civil.

O fundo está sendo desenvolvido por meio de um projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), assim sua estrutura organizacional e operacional será construída por meio de um processo de inovação. A proposta é a de que, assim que o fundo estiver estruturado, não haja mais nenhum vínculo direto entre a universidade e o fundo.
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