Surfistas engajados por justiça socioambiental

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Noite do Surfe pelo Social em Itanhaém

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Levantamento aponta atrativos em Itanhaém/SP

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Ecosurfi encoraja surfistas a discutir Gestão Costeira

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Profissionais da Escola Ecosurfi passam por “reciclagem”

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Semana do Meio Ambiente debate surfe e sustentabilidade

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

Ecosurfi “dropa” no Ibirapuera

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Programa de voluntariado da Ecosurfi

Visa criar uma rede para o engajamento público

Visa criar uma rede para o engajamento público Visa criar uma rede para o engajamento público

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento

O objetivo do projeto é ensinar técnicas para resgates no mar

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Documentário traz o panorama das relações humanas com o mar

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi “Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Vitória contra o projeto Porto Brasil

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Viva Mata 2011 vai debater surfe e gestão costeira

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Decreto oficializa a criação do mosaico de UC,s

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Ecosurfi fara diagnóstico sobre Ecoturismo

Técnicos da Ecosurfi e o Deputado Estadual Carlos Giannazi (PSOL) ao centro
Com uma área total de 598 km² quadrados com florestas, serras, rios e praias o município de Itanhaém possui uma das regiões mais belas do litoral paulista. Atualmente a economia da cidade está baseada no comércio local e na prestação de serviços, que ganha combustível com o turismo e o veranismo na alta temporada e feriados.

Possuindo um campo rural com múltiplas culturas e agropecuária em ascendência, o local ainda esconde uma verdadeira riqueza entre as comunidades que habitam essas regiões. Corredeiras, trilhas, mirantes naturais e cachoeiras são apenas alguns dos atrativos contidos nessas áreas.

Visando inventariar um retrato fiel da realidade socioambiental de toda essa região, a Ecosurfi elaborou o Projeto de Desenvolvimento do Potencial Ecoturístico de Itanhaém (PDPEI), o qual tem como objetivo gerar um diagnóstico sobre quais áreas possuem potencial para a pratica ecoturistica, turismo rural, turismo de aventura, agroturismo e cultural. Além disso, o escopo metodológico que será implementado em quatro fases vai permitir o envolvimento de todos os moradores daquela região.

O projeto se inicia no mês de novembro e só se tornou realidade devido a uma emenda parlamentar indicada pelo Deputado Estadual Carlos Giannazi (PSOL) para a Ecosurfi, que por meio de reuniões com os dirigentes da instituição articulou a vinda do recurso.

De acordo com o Deputado projetos dessa natureza tem muita afinidade com o trabalho parlamentar que desenvolve na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

“Acho fundamental uma cidade linda como Itanhaém conhecer de maneira aprofundada suas riquezas naturais, além disso, esse projeto vai conseguir em médio prazo auxiliar centenas de famílias que moram e vivem naquelas regiões possibilitando futuramente um incremento na economia da cidade através dos desdobramentos que as varias atividades do turismo permite”, comenta Giannazi.

A articulação com o maior número de atores interessados, sejam eles do poder publico, da iniciativa privada, de universidades e, principalmente da comunidade, e o que permitira a consolidação de uma política publica qualificada no médio prazo.

Marcus Vinícius de Sousa que é um dos técnicos da Ecosurfi explica alguns detalhes do projeto. "O mais importante nesta proposta é a possibilidade de estruturar, inclusive legalmente, um turismo que seja apropriado pela comunidade e temos como objetivo geral a melhoria da qualidade de vida daqueles que vão receber e atender os visitantes em suas casas, tanto para o lazer como para hospedagem” afirma o dirigente da organização.

A proposta ainda conta com o interesse formal de parcerias com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Associação dos Produtores Rurais de Itanhaém, Associação da Microbacia do Rio Branco, Conselho Municipal de Agricultura e Universidades.

O Projeto de Desenvolvimento do Potencial Ecoturístico de Itanhaém (PDPEI) será todo desenvolvido com a anuência da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, através da Fundação Florestal e Instituto Florestal.
Leia Mais ►
Read more...

Comunicado: Campanha VLM é transferida para novembro


A campanha Vamos Limpar o Mundo – Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias que seria realizada nesse último final de semana (25/09), em Itanhaém, foi transferida em virtude do mal tempo. No sábado em que a ação seria realizada em 11 pontos da cidade, e iria atingir cerca de 7,5 quilômetros de praias e costões rochosos, foi comprometida pela chuva, que impossibilitou o trabalho das equipes.

Nova data foi marcada, porém devido à agenda de compromissos da Ecosurfi nessas próximas semanas, a atividade está prevista para acontecer no dia 31 de outubro (final de semana com feriado), no mesmo formato que foi divulgado e firmado com todos os parceiros e voluntários envolvidos.

Em Itanhaém a campanha Vamos Limpar o Mundo / Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – conta com o apoio da Faculdade Metodista, Contabilidade Belas Artes, Porto Locação de Andaimes, Restaurante do Canto, Unimes Virtual, Restaurante Veraneio III, Watanabe Elétrica - Hidráulica - Ferragens - Antenas, SOS Contábil, Gagliardi Arquitetura, Itanhaém Motos, Supermercado Saito, Restaurante Tay Grill, Julio Imóveis, Apoio 24 Horas, Casa dos Portões, Tranpolix, Sispumi, Relojoaria Yoshikawa, Alfredo's Esportes, Quiosque Correnteza, Loterias Entrou Ganhou e Itanhaém Comercial.

São parceiros estratégicos a organização ambientalista Global Garbage, ASSU - Associação Socioambiental Somos Ubatuba, Ecogalera, Gordo Eventos, Pizzaria e Churrascaria Di Fiori, Mescalito Designs, Faculdade Itanhaém - Faita, Escola de Idiomas CCAA, Papa Papa Veículos, Gordo Eventos, Pão de Queijo Nadinho, Cesinha, Benetton Farmácia e Manipulação, Pernambucanas, Restaurante Tia Lena, Ventania Praia Bar.

Organização Local: Ecosurfi, UAI União dos Amigos Independente, ETEC de Itanhaém, Salva Surf Itanhaém, Caposurf, Escolas de Surf Gaivota e Suarão.
Leia Mais ►
Read more...

Ecosurfi participa da criação do Instituto Ernesto Zwarg


Foi lançado o Instituto Ernesto Zwarg (IEZ). A cerimônia aconteceu na Estação Ambiental São Camilo em Itanhaém e reuniu grande número de personalidades ambientais e políticas, militantes e ex-militantes que atuaram junto com o homenageado na defesa do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural do litoral paulista.

A Ecosurfi através de um dos seus dirigentes foi convidada a secretariar a mesa que presidiu a solenidade que fundou o instituto, a qual contou com a participação de cerca de 300 participantes.

A proposta de criar o instituto foi da família e amigos do ambientalista, que morreu em 25 de agosto de 2009, em Itanhaém, aos 84 anos.

O Instituto vai trabalhar com projetos para as áreas de educação ambiental, preservação, humanismo, atividades de ecoturismo e esportes socioeducativos.

Na cerimônia, foi aprovada em assembléia a primeira diretoria do instituto, que foi formada por pessoas que atuaram ao lado do ambientalista ao longo  dos seus 60 anos dedicados a causa socioambiental.

Mais informações sobre o Instituto Ernesto Zwarg podem ser consultadas no site em construção da entidade (www.iez.net.br) e também na página da família Zwarg (www.zwarg.com.br).

Leia Mais ►
Read more...

Reportagem projeto Ecosurfi - Rio do Nosso Bairro / Canal Futura

Leia Mais ►
Read more...

Falando em Ecosurfi...

Leia Mais ►
Read more...

Cartaz da Campanha "Vamos Limpar o Mundo"

Agradecemos a todos os Parceiros e Apoiadores
Leia Mais ►
Read more...

Ecosurfi mobiliza Itanhaém para a campanha “Vamos Limpar o Mundo”




TUDO PRONTO -
A iniciativa faz parte da ação internacional “Clean Up the World”, realizada em mais de 130 países, numa homenagem ao Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias


Com a expectativa de mobilizar cerca de 500 voluntários, a Ecosurfi promove no próximo dia 25 (sábado) a campanha internacional “Vamos Limpar o Mundo”.

Realizado em todos os continentes, com mais de 130 países participantes, o Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias é celebrado com a chegada da Primavera. O evento tem como objetivo reduzir o impacto causado pelo "lixo" em toda área costeira.

A programação terá início às 9 horas com os mutirões de limpeza acontecendo simultaneamente em 11 pontos estratégicos do município, totalizando uma área a ser atingida pela despoluição com cerca de 7,5 quilômetros.

Pelo 9° ano consecutivo a Ecosurfi realiza a campanha, a qual já retirou dos ambientes naturais da cidade, mais de 10 toneladas de resíduos sólidos, e nessa edição está potencializando as atividades com parceiros que irão liderar os mutirões por toda a região.

Pontos de despoluição:


Suarão (Concentração Posto Bombeiro na Praia)
Savoy (Concentração em frente a Colônia Cabos e Soldados)
Centro (Concentração Quiosque Ventania)
Praia da Saudade - Trilha Sapucaitava (Concentração Praia dos Pescadores)
Praia dos Pescadores (Concentração Praia dos Pescadores)
Ilha das Cabras - Praia do Pescadores (Concentração Praia dos Pescadores)
Praia do Sonho - Faixa de Areia (Concentração Praia dos Pescadores)
Costão Praia do Sonho e Praia das Conchas (Concentração Praia dos Pescadores)
Cama Anchieta - Gruta nossa Senhora de Lourdes (Concentração Praia dos Pescadores)
Cibratel (Concentração Quiosque Correnteza)
Gaivota (Concentração Quiosque do Norberto)

Com a participação de várias lideranças juvenis, escolas de surfe, clubes de servir, escolas municipais e estaduais os organizadores pretendem potencializar o cunho educativo da campanha. "A importância de envolver esse numero grande de parceiros nessa ação acontece devido ao tamanho do desafio que é combater poluição, assim, essa é uma maneira de compartilhar a responsabilidade pela proteção e preservação do nosso Planeta entre todos", ressalta o diretor de Mobilização da Ecosurfi, Jairo Adrian.

Os mutirões serão finalizados com a triagem dos materiais coletados, às 11:30 horas.
As inscrições podem ser feitas pela página: www.ecosurfi.org ou pelos telefones (13) 3426 8138 – (13) 9755 1559

Em Itanhaém a campanha Vamos Limpar o Mundo / Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – conta com o apoio da Faculdade Metodista, Contabilidade Belas Artes, Porto Locação de Andaimes, Restaurante do Canto, Unimes Virtual, Restaurante Veraneio III, Watanabe Elétrica - Hidráulica - Ferragens - Antenas, SOS Contábil, Gagliardi Arquitetura, Itanhaém Motos, Supermercado Saito, Restaurante Tay Grill, Julio Imóveis, Apoio 24 Horas, Casa dos Portões, Tranpolix, Sispumi, Relojoaria Yoshikawa, Alfredo's Esportes, Quiosque Correnteza, Loterias Entrou Ganhou e Itanhaém Comercial.

São parceiros estratégicos a organização ambientalista Global Garbage, ASSU - Associação Socioambiental Somos Ubatuba, Ecogalera, Gordo Eventos, Pizzaria e Churrascaria Di Fiori, Mescalito Designs, Faculdade Itanhaém - Faita, Escola de Idiomas CCAA, Papa Papa Veículos, Gordo Eventos, Pão de Queijo Nadinho, Cesinha, Benetton Farmácia e Manipulação, Pernambucanas, Restaurante Tia Lena, Ventania Praia Bar.

Organização Local: Ecosurfi, UAI União dos Amigos Independente, ETEC de Itanhaém, Salva Surf Itanhaém, Caposurf, Escolas de Surf Gaivota e Suarão,

Confira as fotos das 04 ultimas edições da campanha

Ano - 2009
Ano - 2008
Ano - 2007
Ano - 2006
Leia Mais ►
Read more...
Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget

Destaques

Ocorreu um erro neste gadget

  © Ecosurfi Desenvolvimento por Comunicação Ecosurfi Século XXI

Back to TOP