Surfistas engajados por justiça socioambiental

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

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Noite do Surfe pelo Social em Itanhaém

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

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Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Levantamento aponta atrativos em Itanhaém/SP

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Ecosurfi encoraja surfistas a discutir Gestão Costeira

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

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Profissionais da Escola Ecosurfi passam por “reciclagem”

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

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Semana do Meio Ambiente debate surfe e sustentabilidade

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

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Ecosurfi “dropa” no Ibirapuera

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

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Programa de voluntariado da Ecosurfi

Visa criar uma rede para o engajamento público

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Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento

O objetivo do projeto é ensinar técnicas para resgates no mar

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Documentário traz o panorama das relações humanas com o mar

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Vitória contra o projeto Porto Brasil

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

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Viva Mata 2011 vai debater surfe e gestão costeira

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

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Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Decreto oficializa a criação do mosaico de UC,s

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Mapa Verde e participação na educação são temas de Seminário


Citando Herbert de Souza, o Betinho, a participação é um dos princípios chave da democracia. “Sem ela, não é possível transformar em realidade, em parte da história humana, nenhum dos outros princípios: igualdade, liberdade, diversidade e solidariedade”.

Assumindo esta ideia como premissa, o Seminário 2 – Educação Ambiental e Métodos Participativos do programa de formação do projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando da Água trouxe para debate com os professores e coordenadores pedagógicos das escolas inscritas no projeto a função da participação na Educação.

Como criar pertencimento aos lugares e processos que envolvem a comunidade escolar? Em que nível a abordagem participativa pode transformar o cotidiano de uma unidade de ensino? Quais os desafios e potenciais educativos do uso de metodologias participativas no ensino formal? Estas foram algumas das muitas questões trabalhadas.

As atividades do Seminário 2 aconteceram nos dias 24 de abril e 8 de maio, na UNAERP Guarujá e na Escola de Educação da Praia Grande, respectivamente. Christianne Godoy (Instituto Refloresta) e Fernando Filippini (ONG Camará) foram os formadores do seminário. A educadora ambiental do Instituto 5 Elementos, Camila Mello, participou como convidada, trazendo experiências práticas de projetos de Mapa Verde realizados no estado de São Paulo.

Na parte da manhã os oficineiros adensaram conceitos e princípios que devem reger os processos de EA, partindo do histórico da Educação Ambiental, com foco nas políticas brasileiras, e de experiências de mapeamentos participativos e Agendas 21 Escolares. Analisaram criticamente materiais ditos de EA, para refletir sobre a prática cotidiana.

À tarde, todos experimentaram a metodologia que será utilizada no desenvolvimento dos projetos de mapeamento participativo que cada Unidade de Ensino desenvolverá. Reunidos em grupos, os educadores vivenciaram a elaboração de um Mapa Verde das escolas onde atuam para, posteriormente, trocarem percepções sobre o processo.

Próximo seminário
O Seminário 3, que trará o tema Educomunicação Socioambiental e Redes Sociais, acontecerá nos dias 15 e 22 de maio. No dia 15, acontecerá no CAIS – Centro de Atividades Integradas de Santos, para professores e professoras das cidades de São Vicente, Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga. E no dia 22 acontecerá em Itanhaém, na CMTECE – Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes, para o pessoal de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande.

O seminário 3 encerra a etapa de formação. A partir dele, cada escola vai elaborar um projeto de Mapa Verde e, para subsidiar as atividades nas escolas, ocorrerão mais 5 oficinas nas quais serão trabalhados os temas e metodologias que poderão ser abordados em cada etapa do processo de mapeamento: 1- História e estruturas de apoio; 2- Ambiente e socioeconomia; 3- Base populacional e diversidade; 4- Atores e conflitos; 5- Arenas, foros e coletivos.


Fotos do Seminário 2 no Guarujá







Fotos do Seminário 2 na Praia Grande









Veja mais fotos do projeto Rio do Nosso Bairro no Picasa do projeto e no Picasa da fotógrafa Francis Olivia

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