A ECOSURFI realizou na cidade de Itanhaém a 04 etapa do projeto: DESPOLUIÇÃO DO MANGUE, cujo objetivo é minimizar o acúmulo de detritos dentro dos manguezais que compreendem o estuário do Rio Itanhaém, assim como a conscientização das famílias ribeirinhas sobre os problemas gerados pela poluição.
O projeto nessa última ação coletou mais de 500 quilos de detritos dos manguezais e margens do rio, foi possível encontrar: recipientes de vidro, pedaços de placas de isopor, metal e plástico que é o um dos principais agente poluidor na natureza. Cerca de 50 voluntários encararam mais uma vez essa empreitada pela preservação desse que é um dos principais berços da vida marinha na terra.

Durante a inclusão dos voluntários no mangue foram libertados dezenas de caranguejos que estavam presos em armadilhas construídas para imobiliza-los e facilitar a sua captura, uma prática lesiva ao meio ambiente com pena prevista na (L.C.A) Lei de Crimes Ambientais de 1998.


Com a conclusão dessa etapa do projeto a ECOSURFI já retirou aproximadamente 4 toneladas de lixo dos mangues de Itanhaém desde o inicio da primeira em abril de 2002 e com a participação de mais de 100 voluntários que compactuaram com a causa preservacionista.
Ao fim de tudo pode se dizer que a questão da poluição possui grande complexidade e múltiplas inter-relações, mas é um dos poucos temas referentes ao meio-ambiente que pode ser solucionado com a participação ativa dos cidadãos comuns.
0 comentários:
Postar um comentário