No estado de São Paulo as ações são coordenadas pelo Instituto Terra e Mar que tem sede em São Sebastião, e sempre acontece no terceiro sábado de setembro, reunindo ONG´s, Associações, Universidades e pessoas interessadas em conservar o meio ambiente e que se propõem a coletar o lixo que é deixado nas praias pelos usuários ou que é despejado no mar pelos navios. Desta vez, em Itanhaém as atividades foram realizadas na Praia do Sonho, que contou com a presença de dezenas de ativistas além da participação de 40 crianças do Espaço Conviver e Aprender, que cuida de crianças carentes.
Nesse ano a novidade ficou por conta da questão da inclusão social e o número recorde de participantes, que chegou ao total de 122 inscritos a participarem da ação no total. Entre os participantes estavam 12 crianças com Necessidades Especiais, alunos da Escola Municipal Leonor Mendes de Barros, localizada no município.Para o diretor de planejamento da Ecosurfi, João Ricardo Malavolta, a participação dessas crianças veio enobrecer as ações que a ONG faz em defesa do meio ambiente.
"Vendo a dedicação com que as crianças portadoras de necessidades especiais tiveram no decorrer da ação, fica ai um exemplo de atitude para muitas pessoas que estão acomodadas assistindo a destruição do Planeta".
Durante todo o evento os voluntários não mediram esforços para a despoluição da praia e dos costões rochosos. As praias escolhidas foram a do Sonho, Pescadores e Gruta Nossa Senhora de Lurdes.
Ao término do evento o resultado foi surpreendente para os organizadores, onde a quantidade de detritos encontrados foi bem abaixo da média dos outros anos.Para o presidente da Ecosurfi Fábio Canezin é muito bom ver que as ações da Entidade que também realiza o projeto: Preservação das Praias esta surtindo efeito.
"Sem sombra de dúvida esse ano tivemos varias surpresas uma delas o número recorde de inscritos que provavelmente fez dessa uma das maiores mobilizações por praias mais limpas do país, e por outro a questão da baixa quantidade de detritos recolhidos que não passou dos 800 quilos, onde nos anos anteriores esse montante passava dos mil quilos".
Mobilização - No Brasil, 11 estados (AM, PA, PI, CE, RN, PE, AL, BA, RJ, SP, RS) integram o evento, coletando cerca de 50 toneladas de lixo nas praias. No Estado de São Paulo, participam 13 municípios litorâneos, sendo eles Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ihabela, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Cananéia e Ilha do Cardoso; e dois interioranos, que são Brotas e Dourado.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2005 contou com o apoio:Queiroz Galvão - FEMSA - Coca-Cola - NEC - Instituto Terra e Mar - Corpo de Bombeiros / Guarda-Vidas e Policia Ambiental.
0 comentários:
Postar um comentário