No ultimo dia 25 de novembro a Ecosurfi desenvolveu junto ao Programa Fazer e Acontecer” do instituto Elektro o projeto: Vivências na Mata”, realizado pela entidade. Em uma parceria inédita a Ecosurfi recebeu em sua sede os estudantes do Instituto Elektro que participaram das atividades de sensibilização e educação ambiental no auditório da ong e na Trilha do Piraguyra.As atividades realizadas foram desde palestras sobre Empreendedorismo social até percepção ambiental, que possibilitou aos estudantes uma visão geral sobre ações efetivas do terceiro setor na área ambiental e noções de conservação. Após as explanações os alunos foram levados até a trilha ao lado da sede da Ecosurfi que se localiza no Morro do Piraguyra na cidade de Itanhaém. As atividades de campo se basearam nos princípios da conduta consciente em ambientes naturais, o que possibilitou uma nova visão dos estudantes sobre o que é meio ambiente.Durante os primeiros minutos de caminhada os visitantes puderam descobrir a quantidade de animais e plantas que habitam a mata atlântica, além de receberem informações sobre os processos de degradação ambiental desse bioma.Para o diretor de Educação Ambiental da Ecosurfi André Barbosa, o projeto “Vivencias na Mata”, tem o papel de religar as pessoas ao ambiente natural. “Hoje em dia é fato que as pessoas só preservam aquilo que conhecem, com isso nos tornamos visível àquilo que a maioria das pessoas só conhecem pela televisão”.
O primeiro ponto de parada do grupo na trilha foi o Mirante do Tapete Verde, que possibilita aos visitantes uma visão geral e abrangente do manguezal do Rio Itanhaém até as escarpas da Serra do Mar. Logo em seguida os estudantes chegaram a primeira clareira, onde começou a dinâmica de grupo.
No primeiro momento todos os alunos colocaram vendas nos olhos para aguçarem as percepções dos sentidos sem a visão, com isso foi possível que eles se sentissem integrados totalmente com a mata.
Em seguida foi pedido que todos dessem as mãos e caminhassem com os olhos vendados pela trilha, apenas com o auxilio dos monitores como guias. Essas atividades serviram para que os visitantes despertassem o sentimento de cooperação uns com os outros durante a caminhada.
Todos foram levados ao Circulo de Árvores, para que tocassem com as mãos algumas espécies nativas, após o grupo estar todo envolvido na atividade foram trazidos de volta para o ponto de partida na clareira onde vendaram os olhos.
Nesse momento foi pedido para que retirassem as vendas e procurassem sem a ajuda dos guias às árvores que foram sentidas durante a dinâmica. Sem exceção todos os participantes encontraram o local onde foram levados. Ao término foi feito um circulo para que todos relatassem as suas experiências durante àquelas horas em que estavam fazendo as vivências na mata.
Os alunos se sentiram muito à vontade em dizer que estavam felizes e surpresos com as experiências que acumularam naqueles momentos. Com o fim das atividades todos se sentiram mais a vontade em saber como lidar e respeitar os ambientes naturais, levando como lembrança o verdadeiro sentimento preservacionista que norteia as ações, campanhas e projetos da Ecosurfi.
0 comentários:
Postar um comentário