Ecosurfi e Satélite Comunidade conscientizam crianças carentes
No período que ficariam em casa ou na rua sem nada a fazer elas freqüentam o Programa, onde têm aula de capoeira, futebol, vôlei, artesanato, música e apoio pedagógico. Além disso, antes das atividades é servido um lanche e após, almoço para a turma da manhã e janta para a turma da tarde. “O objetivo é tirar essas crianças das ruas, não deixá-las expostas aos perigos do ócio”, explica a coordenadora do Satélite Comunidade, Célia Regina Pereira Teixeira. Ela fala ainda que esse é um programa nacional que já existe há 10 anos e atende cerca de 50 mil crianças em 400 cidades do país.
A maioria dos jovens acolhidos pelo Programa em Itanhaém mora em áreas verdes e de manguezal invadidas. Pensando nisso, a educadora do apoio pedagógico do Satélite Comunidade e responsável pelo projeto, Fernanda Cavalheiro Berti, trabalhou a temática preservação do meio ambiente, com enfoque mais voltado para os recursos hídricos.
Porém, ela admite ter tido um problema no decorrer das atividades: o pouco tempo para pesquisar sobre a situação local. Para resolver esse problema Fernanda convidou a Ecosurfi, que trouxe para perto das crianças tudo o que elas já haviam visto, contextualizando as informações passadas a elas no âmbito municipal.
“É sempre bom que as crianças ouçam outras vozes sobre o assunto, principalmente quando a voz é de uma entidade com bastante conhecimento e experiência para transmitir”, declara Cavalheiro Berti.
Além das palestras, a voluntária da entidade Fernanda Rosa Gonçalves ensinou as crianças a fazer artesanatos com materiais recicláveis, utilizando caixinhas de leite e jornal. “Reutilizar resíduos que antes não passavam de lixo serve para mostrar que pode haver alternativas para os problemas que mostramos”, fala a voluntária.
Ao final do dia, a constatação de que sementes foram plantadas. Luci Martins, 10 anos, uma menina atendida pelo Satélite Comunidade, diz o que ela aprendeu sobre a natureza. Surpreendentemente: “A gente tem que fechar a torneira quando escovar os dentes, não pode jogar papel, canudinho fora da lixeira. Se poluir os animais não vão viver e sem a natureza a gente não vive. Se a natureza morrer a gente também morre”.
0 comentários:
Postar um comentário