Surfistas engajados por justiça socioambiental

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Noite do Surfe pelo Social em Itanhaém

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Levantamento aponta atrativos em Itanhaém/SP

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Ecosurfi encoraja surfistas a discutir Gestão Costeira

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Profissionais da Escola Ecosurfi passam por “reciclagem”

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Semana do Meio Ambiente debate surfe e sustentabilidade

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

Ecosurfi “dropa” no Ibirapuera

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Programa de voluntariado da Ecosurfi

Visa criar uma rede para o engajamento público

Visa criar uma rede para o engajamento público Visa criar uma rede para o engajamento público

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento

O objetivo do projeto é ensinar técnicas para resgates no mar

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Documentário traz o panorama das relações humanas com o mar

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi “Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Vitória contra o projeto Porto Brasil

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Viva Mata 2011 vai debater surfe e gestão costeira

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Decreto oficializa a criação do mosaico de UC,s

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Ecosurfi ataca em Camburi

Circuito Paulista de Surf Universitário Volcom Surf Series 2002, realizada entre os dias 30 e 1O de dezembro na praia de Camburi em São Sebastião, a O.N.G - Ecosurfi com a parceria das marcas Recruta e Agster e o apoio do Ibrasurf, instituto que organiza o circuito universitário, concluiu o programa de gestão ambiental do Projeto: Melhoramento das Praias que ocorreu durante as três etapas da competição realizada no estado de São Paulo. Com a temperatura acima dos 30O graus na sombra, a O.N.G - Entidade Ecológica dos surfistas - Ecosurfi com apenas alguns voluntários e cerca de10 integrantes de sua equipe, realizou a despoluição de parte da praia de Camburi, a qual é bem cuidada decorrente das iniciativas das associações locais, como a ASCAM (Associação de Surf de Camburi) que faz o trabalho de conservação durante o ano todo.


Após o término das baterias do campeonato no Sábado, com a enfraquecida do calor e a praia um pouco mais vazia, foi iniciada a coleta de detritos entorno da área do palanque, inicialmente os voluntários despoluiram as adjacências da praia, onde logo em seguida adentraram os junduzais e restingas que são Áreas de Preservação Permanente (APP), ambientes protegidos por leis, os quais continham dejetos camuflados na vegetação nativa, como cadeiras de praias, embalagens plásticas de diversos tipos, e até áreas de camping clandestino entre as árvores do canto esquerdo da praia, que estavam muito poluídas devido a ausência de uma fiscalização efetiva das autoridades dessa localidade, no total foram enchidas 15 sacolas com aproximadamente 90 quilos de detritos.


Com isso nota-se a importância de se realizar projetos do cunho ambiental, com a finalidade da proteção e melhoramento das praias do litoral brasileiro.A Ecosurfi ao fim das ações no Circuito Paulista de Surf Universitário Volcom Surf Series 2002, avalia a importância da gestão ambiental em campeonatos de surf, e percebe a necessidade de se manter esse projeto para o ano de 2003, voltando mais uma vez a responsabilidade da preservação das praias e oceanos a "tribo dos Homens do mar", a fim da melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações. Com isso a Ecosurfi já esta em busca de novos parceiros e patrocinadores para dar continuidade ao Projeto: Melhoramento das Praias no próximo ano.
Leia Mais ►
Read more...

Praia de Itamambuca mais limpa

Durante os dias 14 e 15 de setembro a O.N.G. Ecosurfi desenvolveu na praia de Itamambuca em Ubatuba a segunda fase do programa de gestão ambiental no Circuito Paulista de Surf Universitário Volcom Surf Series 2002.A ECOSURFI contou com o apoio das marcas RECRUTA e AGSTER, divulgação da revista Surf boards the journal e caloboração das empresas Fruto d Água Surf Shop e Brawa Surf e a parceria da IBRASURF organização que realiza a competição.


Entre os dois dias de ações na praia de Itamanbuca os monitores da O.N.G. constataram entre outras coisas, que na praia se encontranvam alguns residuos sólidos que em sua maioria eram derivados do petróleo (plastico), com isso os integrante da entidade se mobilizaram juntamente com alguns voluntários para executarem o Projeto: Melhoramento das Praias que visa despoluir os ecossistemas costeiros, no decorrer da operação o que se viu foi uma praia pouco agredida pela exploração humana mas mesmo assim foram coletados uma dezena de sacos com detritos, que somados em seu total chegam a aproximadamente 70 kilos.
Todo o lixo recolhido na praia e adjacências foram destinados a um reciclador, uma empresa que tem sede entre as ruas 6 e 7 no próprio condominio de Itamambuca.Nessa 2º etapa a ECOSURFI realizou um abaixo assinado que tem como objetivo a criação de uma lei de preservação para as praias e oceanos, dezenas de pessoas se dispuzeram a assinar esta proposta, que possivelmente sera um futuro dispositivo Juridico a favor dos "ecosurfistas", também foi lançado o guia de coleta seletiva da O.N.G. que suas informações almejam reciclar a atitude das pessoas desconcientes sobre os problemas da poluição.

Contudo a Entida-de Ecológica dos Surfistas-ECOSURFI - esta cada vez mais entusiasmada com a receptivide do público, que prestigia o desenvolvimento das operações que buscam a melhor utilização das praias e oceanos ao redor do litoral paulista.
Depto. Comunicação Ecosurfi.
Leia Mais ►
Read more...

Ecosurfi em Maresias

Com o apoio das marcas Recruta e Agster, divulgação da revista Surf boards the journal e colaboração das empresas Fruto d´ Água Surf Shop, Rudek Wydra Comunicação Visual e Brawa Surf, entre os dias 15 e16 de junho, a Entidade Ecológica dos Surfistas - ECOSURFI- realizou na praia de maresias a Gestão Ambiental da 1º etapa do Circuito Paulista de Surf Universitário - Volcom Surf Series 2002.A ONG ECOSURFI através da parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf - IBRASURF- organização que realiza o Circuito Universitário, desenvolveu entre os dois dias do campeonato o projeto Melhoramento das praias, que visa minimizar o impacto ambiental que competições esportivas possam vir causar na orla marítima, entretanto, com isso a entidade objetiva atribuir a responsabilidade ambiental aos surfistas e admiradores do esporte que marcam presença nas etapas do circuito.



Para isso a ECOSURFI contou com uma estrutura constituída por um stand que foi armado do lado esquerdo do palanque, o qual continha banners, faixas e flâmulas que cercaram o local da barraca na areia, tudo para dar condições adequadas ao trabalho proposto pelos monitores da O.N.G, que durante a etapa realizaram a distribuição de kits, os quais traziam, saquinhos de lixo, adesivos, revistas e panfletos de divulgação do projeto. Cerca de 30 camisetas foram entregues para os voluntários que incorporaram o ideal preservacionista que a ECOSURFI pratica.


Durante a locução oficial do evento sempre foi lembrada a importância da preservação do meio ambiente e transmitida uma mensagem preparada pela ECOSURFI, que salienta a importância de se fazer uma melhor utilização das praias, mares e oceanos ao redor do planeta. Para os dirigentes da O.N.G. o resultado da primeira etapa da gestão ambiental no circuito foi satisfatório, pois com a distribuição dos mais de 200 kits ECOSURFI foi possível realizar o cadastro de dezenas de pessoas que se filiaram na entidade, e vão participar da próxima ação que será realizada em Ubatuba na 2ª etapa do Circuito Paulista Universitário - Volcom Surf Series 2002 na praia de Itamambuca entre os dias 14 e 15 de Setembro. Com isso a ECOSURFI estará desenvolvendo uma nova estratégia para haver uma maior interação e participação do publico que estiver prestigiando o campeonato.
Depto. Comunicação Ecosurfi
Leia Mais ►
Read more...

ECOSURFI Integra Escola e Meio Ambiente

No ultimo mês de setembro, aconteceu em Johanesburgo África do Sul, a conferência da cúpula mundial para o desenvolvimento sustentável Rio +10, este foi o mês em que o mundo assistiu ao descaso das grandes potências mundiais, representadas por seus secretários e chefes de estado, no que diz respeito à deterioração do Planeta Terra.Contrapondo-se a essa infeliz realidade, a Organização Não Governamental ECOSURFI - Entidade Ecológica dos Surfistas, começou naquela mesma época, a primeira fase do programa de educação ambiental não formal do Projeto: MEHORAMENTO DAS PRAIAS, que foi realizado na escola municipal Ana Cândida com uma classe da 4º série com aproximadamente 25 alunos no bairro do Savoy em Itanhaém.
O programa de educação ambiental não-formal que foi iniciado pela entidade tem como base metodológica à integração aluno/meio-ambiente e a finalidade de auxiliar o projeto político-pedagógico das unidades escolares, tanto publicas quanto particulares. A proposta da O.N.G é disseminar a ética ambientalista junto aos estudantes dentro e fora das salas de aula, através de palestras, vídeos e work-shops com a distribuição de kits e certificados, que tem como intuito motivar os alunos, procurando transforma-los em agentes multiplicadores do conceito preservacionista assumido pela ECOSURFI.Os primeiros participantes do programa se mostraram animados e satisfeitos com o desempenho dos palestrantes da O.N.G que procuraram discorrer sobre o tema poluição das praias, mostrando um conhecimento geral e abrangente sobre o assunto em questão, onde posteriormente responderam perguntas formuladas pela classe. Os dirigentes da Organização, João Ricardo e Fábio Saqueti responsáveis pela execução do programa agradecem a E.M Ana Cândida e todo o seu corpo docente,e em especial a professora Luana Bortoli pela oportunidade concedida em seu espaço de aula.Sem sombra de duvidas notamos que esse é o verdadeiro espírito do ideal conservacionista "pensar globalmente e agir localmente" que é difundido pelos ambientalistas de verdade em todo o mundo e não o adotado por esses "ECO-BUROCRATAS" que assistimos durante o ultimo mês de setembro na televisão e nada alcançaram, a não ser convites inoportunos para representar o "terceiro mundo lá fora".
Leia Mais ►
Read more...

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2003

Em comemoração ao clean up the world, dia mundial de limpeza de praias, e dando continuidade ao projeto melhoramento das praias a organização não governamental ecosurfi realizou um mutirão de limpeza e conscientização ambiental em algumas praias e costões da cidade de itanhaém.A ação contou com cerca de 40 voluntários, que em 4 horas de trabalho, percorreram a gruta nossa senhora de lourdes, o costão da cama de anchieta, a praia do sonho, o entorno da estátua mulheres de areia, a praia dos pescadores e o seu costão além da praia da saudade, infelizmente pelas condições do mar o acesso a ilha das cabras estava muito perigoso, motivo pelo qual este local não foi visitado.

Durante o evento foram retirados aproximadamente 700 quilos de residuos sólidos dos mais variados gêneros como, fragmentos de isopor, garrafas de plástico, chinelos e pedaços de vidro, além de objetos que certamente ninguém gostaria de ter ao lado na hora de tomar um sol, fazer uma caminhada ou pegar umas ondas, tais como fraldas, camisinhas, e até mesmo a carcaça de um forno microondas!!!Para os membros da ecosurfi, os resultados desta ação foram extremamente positivos, pois além do grande volume de residuos retirados dos locais visitados, o trabalho de entrega de saquinhos de lixo de panfletos educativos para os banhistas e turistas presentes, foram muito bem aceitos.

Neste ano, a cordenação estadual ficou pôr conta da fundação mar localizada na cidade de são sebastião. O evento contou com mais de 20 grupos, entre associações, ong´s e grupos organizados que fizeram ações voluntárias de limpeza em todo o litoral paulista, de ubatuba a cananéia, sendo que a ecosurfi ficou responsável pela cidade de itanhaém.Vale ressaltar que a finalidade maior deste evento não é só a despoluição imediata dos ambientes visitados, mas sim criar uma consciência preservacionista nas pessoas que frequentam estes locais, que na maioria das vezes são os responsáveis pelo descarte destes materiais encontrados durante a ação.

Leia Mais ►
Read more...

Despoluição do Mangue

A Ecosurfi - Entidade Ecológica dos Surfistas, através da parceria das marcas RECRUTA / AGSTER, vem realizando na cidade de Itanhaém o projeto: Despoluição do mangue, cujo objetivo é minimizar o acumulo de detritos dentro do mangue e nas margens dos rios da cidade bem como conscientizar as famílias ribeiras sobre os problemas da poluição que é gerada pela falta de informação da população.

O projeto conta com o apoio do Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém (CPRIO) e terá cinco (05) etapas, onde as três primeiras já foram concluídas totalizando 3,5 toneladas de detritos não orgânicos como bóias de isopor, embalagens de leite, refrigerante, lâmpadas fluorescente entre outros dejetos que foram retirados dos manguezais, e com a participação de mais de setenta (70) voluntários que se dispuseram a encarar essa empreitada pela conservação desse, que é um dos principais berços de vida marinha do planeta, devido a concentração de nutrientes que é causada pelo encontro da água doce dos rios com a água salgada do mar o que possibilita a alimentação de inúmeros seres da fauna marinha na época da reprodução.Durante as inclusões dos voluntários no mangue, também foram libertados muitos caranguejos que estavam presos em armadilhas feitas para imobiliza-los, uma pratica lesiva ao meio-ambiente com pena prevista na lei de crimes ambientais de 1998.
Depto. Comunicação Ecosurfi
Leia Mais ►
Read more...
Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget

Destaques

Ocorreu um erro neste gadget

  © Ecosurfi Desenvolvimento por Comunicação Ecosurfi Século XXI

Back to TOP