Surfistas engajados por justiça socioambiental

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Noite do Surfe pelo Social em Itanhaém

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Levantamento aponta atrativos em Itanhaém/SP

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Ecosurfi encoraja surfistas a discutir Gestão Costeira

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Profissionais da Escola Ecosurfi passam por “reciclagem”

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Semana do Meio Ambiente debate surfe e sustentabilidade

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

Ecosurfi “dropa” no Ibirapuera

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Programa de voluntariado da Ecosurfi

Visa criar uma rede para o engajamento público

Visa criar uma rede para o engajamento público Visa criar uma rede para o engajamento público

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento

O objetivo do projeto é ensinar técnicas para resgates no mar

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Documentário traz o panorama das relações humanas com o mar

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi “Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Vitória contra o projeto Porto Brasil

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Viva Mata 2011 vai debater surfe e gestão costeira

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Decreto oficializa a criação do mosaico de UC,s

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Ecosurfi encoraja surfistas a discutir Gestão Costeira


Comunidade do surfe de Bertioga cobra mais atenção
no cuidado com as praias.

Sendo um dos municípios mais novos do litoral paulista, a cidade de Bertioga com apenas 20 anos de emancipação política figura com exclusividade na costa brasileira por possuir áreas de Mata Atlântica com sua fisionomia original ainda intocada.

Sabendo desse potencial ecológico e da necessidade de difundir a importância da proteção dessas áreas para a região e o País, aconteceu na cidade, durante as comemorações da semana do meio ambiente (05/06), o seminário da Ecosurfi: “Eu Surfo na Mata Atlântica”, que trouxe a tona para reflexão o conceito de responsabilidade dos surfistas na proteção e gestão das zonas costeiras.

Cerca de 70 pessoas acompanharam a palestra e tiveram a oportunidade de debater temas fortes como: ordenamento da orla, espaços para a participação popular, fiscalização ambiental e protagonismo dos surfistas.

Participaram como debatedores do seminário o oceanógrafo Fabrício Gandini do Instituto Maramar, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Rogério L. dos Santos, o surfista e Campeão Brasileiro de Surfe Universitário Lucas Felipe, o Gestor do Parque Estadual da Serra do Mar / Núcleo São Sebastião e Parque Estadual das Restingas de Bertioga, Edson Lobato, além dos diretores executivos da Ecosurfi João Malavolta e Bruno Pinheiro.

O evento também contou com a transmissão ao vivo pelo canal Tablas TV, que possibilitou ao pessoal de casa a chance de acompanhar os debates pela WEB.

Vale destacar, que ao término do seminário houve o sorteio de uma prancha da Mantra Surf Boards e o vencedor foi o jovem surfista Marcos Vinicius, que participa dos projetos sociais da ONG Boracéia Viva.



Um dia de Surfe na Mata Atlântica

A programação do seminário “Eu Surfo na Mata Atlântica” realizou ações práticas no recém criado Parque Estadual das Restingas de Bertioga - Praia do Itaguaré.

Clinica de surfe, despoluição da praia e da restinga foram algumas das atividades propostas. Com a limpeza da praia cerca de 40 sacos de lixo foram retirados cheios de detritos, que contaminavam a areia e a vegetação do local, totalizando uma estimativa de 500 quilos de resíduos sólidos recolhidos.



Fotos: Mar Frans e Cristiane / www.oguardiaodailha.com


Todas as temáticas que foram trabalhadas no seminário “Eu Surfo na Mata Atlântica”, são vinculadas ao Movimento Surfe Sustentável, uma ação que está envolvendo a comunidade do surfe na Rede dos EcoSurfistas pelo Meio Ambiente.

Saiba mais em: www.surfsustentavel.org.br

O seminário em Bertioga contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Bertioga através da coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SESC-Bertioga, Mantra Surf Boards, Tablas TV, Associação de Skate e Poliesportiva de Bertioga (ASB), Associação de Surf e Poliesportiva de Bertioga (ASSUB), Escola de Surf da Riviera, Escola de Surf Pró Radical, Bola de Neve, Instituto Maramar, Boracéia Viva, O Guardião da Ilha, Monitores Ambientais da Prainha Branca, Revista digital Envolverde – Jornalismos & Sustentabilidade, WWF-Brasil e Fundação Florestal.
Leia Mais ►
Read more...

Profissionais da Escola Ecosurfi passam por “reciclagem”



A Ecosurfi esteve presente com os profissionais da Escola Ecosurfi na 13ª edição do Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surf, homologado pela Confederação Brasileira e Federação Paulista de Surf, realizado entre os dia 28 e 27 de maio.

Foram dois dias de muito surf, troca de informações e aprendizado teórico e prático, com a participação de 35 alunos de diversas localidades do Brasil, entre profissionais da área, personalidades do esporte e interessados em conhecer técnicas para ensinar o surf.

No sábado (28), Alexandre Zeni dirigente do Ibrasurf ministrou o conteúdo teórico dando um panorama geral da atividade no Brasil e no mundo, as responsabilidades de um instrutor e suas diversas áreas de atuação, além de discutir a importância da qualidade de ensino neste setor que cresce consideravelmente em todo o planeta.


A segunda parte do programa tratou da história do surf, variáveis naturais, segurança no mar, metodologia das aulas para alunos de diversos níveis e preservação e conscientização sócio-ambiental. Foram discutidas também a Regulamentação das Escolas de Surf e a Legislação aplicada á atividade.

No domingo (29), a turma teve a oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido, na praia da Enseada, Guarujá. A aula foi realizada num dia de muito sol e altas ondas, com estrutura de apoio oferecida pela Curvão Surf School, dos empresários Bruno e Gilberto Rodrigues.

Para Jairo Adrian coordenador da Escola Ecosurfi, o curso foi uma oportunidade de atualizar seus conhecimentos. “Sempre é importante passar por esses processos de aprendizagem para qualificar o nosso trabalho e desta forma garantir no nosso dia-a-dia aulas com maior diversidade no repertório de atividades para os nossos alunos”.

Todos os participantes foram contemplados com um certificado do Ibrasurf, Confederação e Brasileira de Surf.

Saiba mais sobre a Escola Ecosurfi - Click aqui






Fotos: Bruno Rodrigues
Texto: Ibrasurf
Leia Mais ►
Read more...

Semana do Meio Ambiente vai debater surfe e sustentabilidade em Bertioga

Em comemoração ao mês que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a Ecosurfi em parceria com a Prefeitura Municipal de Bertioga vai realizar na Casa de Cultura no dia 10/06, o seminário “Eu Surfo na Mata Atlântica”, que integra as ações do Movimento Surfe Sustentável. As atividades estão previstas para ter início a partir das 18hs30.

O seminário tem como proposta debater o engajamento dos surfistas na proteção e cuidado com as Zonas Costeiras e traz como temas centrais para a reflexão: surfe, sustentabilidade e gestão costeira.

Para auxiliar o debate a Ecosurfi conta com a participação dos convidados, o oceanógrafo Fabrício Gandini, especialista a Gestão de Ambientes Costeiros e Marinhos, o Freesurfer e big rider, Alemão de Maresias, que vai falar sobre o surfe no Brasil e Daniel Aranha, engenheiro de produtos que desenvolveu a tecnologia E-board para a fabricação de pranchas com zero impacto ambiental.

Ainda compõe a mesa os surfistas e dirigentes da Ecosurfi, Bruno Pinheiro, que vai apresentar o cenário em que se insere o Movimento Surfe Sustentável e João Malavolta que terá a tarefa de moderar o seminário.

*Todos os participantes do seminário irão concorrer ao sorteio de uma prancha Mantra Surf Boards oferecida pelo shaper Marcus Pereira.

A Casa de Cultura fica na Avenida Thomé de Souza, 130 - Praia da Enseada - Bertioga/SP



Surfistas assumindo suas responsabilidades


Ainda no mesmo final de semana a Ecosurfi promove diversas atividades no sábado (11), na Praia do Itaguaré.

Recentemente criado, o Parque Estadual das Restingas de Bertioga abriga uma das melhores ondas do litoral paulista e possui uma rica biodiversidade ainda semi-intocada, o que torna o lugar um santuário ecológico para a comunidade do surfe.

Para encorajar o conceito de responsabilidade dos surfistas com a proteção da área costeira, serão promovidas diversas atividades no Itaguaré. Limpeza de praia, clínica de surfe para iniciação de jovens e adultos no esporte, roda de conversas sobre juventude, surfe e meio ambiente, confecção de placas para alertar os freqüentadores da área para o cuidado do patrimônio natural e analise perceptiva com uma oficina de fotografia para a identificação do território.

Todas as temáticas a serem trabalhadas no seminário “Eu Surfo na Mata Atlântica”, são vinculadas ao Movimento Surfe Sustentável, uma ação que está envolvendo a comunidade do surfe na Rede dos EcoSurfistas pelo Meio Ambiente. O movimento tem caráter intergeracional, transversal e aglutinador. Toma como documento orientador a ‘Carta de Responsabilidades Humanas’ e traz como fundamentos a cultura de paz, os princípios ecológicos, a noção de sustentabilidade, a participação social, o espírito de coletivo e a atuação em rede.

Neste evento a Ecosurfi conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Bertioga através da coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SESC-Bertioga, Mantra Surf Boards, Tablas TV, Associação de Skate e Poliesportiva de Bertioga (ASB), Associação de Surf e Poliesportiva de Bertioga (ASSUB), Escola de Surf da Riviera, Escola de Surf Pró Radical, Bola de Neve, Instituto Maramar, Boracéia Viva, O Guardião da Ilha, Monitores Ambientais da Prainha Branca, Revista digital Envolverde – Jornalismos & Sustentabilidade, WWF-Brasil e Fundação Florestal.

Programação:

Dia 10 de junho / Casa da Cultura

18h:30 - Inicio
19h10 – Apresentação do Movimento Surfe Sustentável - (Ecosurfi)
19h40 – Situação das Zonas Costeiras (Fabricio Gandini - Instituto Maramar)
19h55 – Cenário do Surfe Brasileiro (Alemão de Maresias)
20h10 – Tecnologias para um “Surfe Sustentável” (Daniel Aranha / a confirmar) 
20h25 – Roda de conversas (Momento de perguntas)
21h40 – Considerações Finais
22h00 – Coquetel

Dia 11 de junho / Praia do Itaguaré

9h00 – Organização da atividade
9h30 – Inicio
10h00 – Roda de Conversa:  Juventude, Surfe e Meio Ambiente
11h00 – Produção de Placas
12h00 – Lanche
13h00 – Clínica de Surfe
15h00 - Limpeza da praia
16h00 - Encerramento

Leia Mais ►
Read more...
Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget

Destaques

Ocorreu um erro neste gadget

  © Ecosurfi Desenvolvimento por Comunicação Ecosurfi Século XXI

Back to TOP