Surfistas engajados por justiça socioambiental

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Noite do Surfe pelo Social em Itanhaém

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Levantamento aponta atrativos em Itanhaém/SP

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Ecosurfi encoraja surfistas a discutir Gestão Costeira

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Profissionais da Escola Ecosurfi passam por “reciclagem”

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Semana do Meio Ambiente debate surfe e sustentabilidade

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

Ecosurfi “dropa” no Ibirapuera

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Programa de voluntariado da Ecosurfi

Visa criar uma rede para o engajamento público

Visa criar uma rede para o engajamento público Visa criar uma rede para o engajamento público

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento

O objetivo do projeto é ensinar técnicas para resgates no mar

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Documentário traz o panorama das relações humanas com o mar

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi “Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Vitória contra o projeto Porto Brasil

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Viva Mata 2011 vai debater surfe e gestão costeira

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Decreto oficializa a criação do mosaico de UC,s

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Agentes de verão recebem capacitação da Ecosurfi em Peruíbe

No dia 15 de dezembro a Ecosurfi ministrou capacitação para cerca de 40 agentes de verão da Operação Praia Limpa, da Prefeitura Municipal de Peruíbe.  A temática trabalhada foi Sistemas Costeiros, Resíduos Sólidos e Educação Ambiental. A atividade, conduzida pelo dirigente da ONG, Bruno Pinheiro, e a voluntária Marlua Batista, aconteceu na EMEF Profª Terezinha Rodrigues Kalil. 

Meio Ambiente foi o terceiro tema do curso de capacitação dos agentes. “Na primeira atividade estudamos os pontos turísticos da cidade, formas de abordagem e orientações. Na segunda o tema foi a história da cidade. E o terceiro é meio ambiente, educação ambiental”, explicou a diretora de Turismo da Prefeitura Municipal de Peruíbe, Juanita Trigo Nasser.

O conteúdo da aula buscou situar o lixo marinho no ambiente costeiro, demonstrando que seus prejuízos não se resumem á poluição ambiental. Isto é, contextualizar o trabalho do agente de verão no viés da sustentabilidade, enquanto um Educador Ambiental Popular. “O lixo no mar também afeta a saúde pública, reduz o pescado implicando negativamente na geração local de renda, onera os cofres públicos e tem tudo a ver com o consumismo”, explicou a voluntária Marlua Batista.

Foram apresentados dados como as origens, os tipos, e rotas do lixo marinho. Imagens da Microbacia Hidrográfica do Rio Preto exemplificaram como todo e qualquer resíduo descartado inadequadamente, não apenas na praia, tem potencial de chegar ao mar por meio do vento, das águas pluviais e dos córregos que levam aos rios.

Com o documentário “A história das coisas”, que apresenta de forma direta e divertida as principais características de sistema de produção capitalista, os agentes foram estimulados a refletir sobre a importância da função que desempenharão. Afinal, zelar pelo lugar em que se vive não deve ser apenas um bico de temporada, mas uma postura do dia a dia. 

O intuito foi mostrar que o trabalho que eles desenvolverão durante o verão está na ponta de um sistema e que, por isto mesmo, parece insignificante, mas é fundamental. É um enfrentamento contra a falta de educação das pessoas, mas também contra o produto de uma sociedade capitalista na qual o desleixo com o espaço e com as pessoas, o consumismo e, portanto, a produção desenfreada de resíduos, são marcas registradas.

Durante a atividade foi apresentada ainda a experiência da Ecosurfi com o projeto Onda Limpa, desenvolvido nas praias de Itanhaém desde 2005 com o objetivo de sensibilizar turistas e mobilizar moradores para os riscos do lixo marinho e a importância de uma atitude consciente e responsável.
Leia Mais ►
Read more...

Surfista "Ecosurfi" é destaque no brasileiro universitário


O dirigente da Ecosurfi Jair Watanabe (Mitsuo) foi um dos destaques do 8º Festival Brasileiro de Surf Universitário que aconteceu na Riviera de São lourenço em Bertioga/SP no último final de semana.

Terminando o primeiro dia das competições na primeira colocação no samatório dos pontos das baterias disputadas, o longboarder de Itanhaém Jair Watanabe garantiu a 3º o lugar no pódio em uma final muito disputada que contou com a participação do "Big Rider" Daniks Fisher que assegurou a primeira colocação.

Para ver a cobertura completa acesse: waves
Galeria de Fotos
Maiores Informações: http://www.ibrasurf.com.br/
Leia Mais ►
Read more...

Noite lúdica da juventude!

Leia Mais ►
Read more...

São Paulo recebe a elite do surf universitário nacional de 12 a 14 de dezembro

Foi confirmada a realização do mais tradicional evento universitário de surf do país. O Festival Brasileiro Universitário será na praia da Riviera de São Lourenço, Bertioga, nos dias 12 a 14 de dezembro, contando com a presença dos principais atletas da categoria, e mais uma vez o evento promete fazer história.

Com sua primeira edição em 2001 no formato de Circuito com 12 etapas pelo Brasil, o evento logo se tornou um grande sucesso de público e mídia. Oferecendo aos competidores o que há de melhor em termos de estrutura, organização e premiação, o foco do projeto é o atleta. “Nosso objetivo é valorizar a união do esporte com a educação, beneficiando as pessoas que conciliam sua formação acadêmica com o esporte”, explica Alexandre Zeni, idealizador do projeto. “Além de organizar os campeonatos, também apoiamos a criação de associações estaduais de norte a sul do país, desenvolvendo a categoria e elevando o nível do surf nacional”.

Neste ano serão disputadas quatro categorias universitárias:
- Masculina (aberta aos estudantes de graduação e pós-graduação)
- Feminina (aberta às estudantes de graduação e pós-graduação)
- Formados (aberta aos atletas que já concluíram o ensino superior)
- Longboard (aberta aos estudantes de graduação, pós e também para os já formados)

Além dessas, o evento abrirá vagas também para a Open Local e para a categoria “Nipônica”, exclusiva para nipo descendentes, em homenagem aos 100 anos da Imigração Japonesa.

Os vencedores das categorias Masculina, Formados, Feminina e Nipônica ainda correrão uma bateria especial valendo uma moto zero km ao vencedor.

As inscrições custam R$50,00 e podem ser feitas através do email ibrasurf@ibrasurf.com.br ou pelo telefone (11) 5052-5011. O atleta deve apresentar seu Atestado de Matrícula ou Certificado de Conclusão de Curso, além de xerox do RG e ficha de inscrição preenchida.

O Festival Brasileiro Universitário de Surf é realizado pelo Ibrasurf e conta com o apoio do deputado federal William Woo, Federação Paulista de Surf, Star Point e Waves.Terra. Maiores informações no http://www.adtools.com.br/adtools/adnewsletter/link.php?M=68188&N=1047&L=2&F=H.

Confira abaixo a galeria dos campeões brasileiros universitários.

Galeria de Campeões Brasileiros Universitários
2001 - Missilvano Alves (SP) Christine Mello (SP)
2002 - Andre Zanini (SC) Elisa Costa (SP)
2003 - Luis Correa (RS) Flávia Soares (SP)
2005 - Michel Cardoso (SP) Rose Santana (SP)
2006 - Angelo Hereda (BA) Rose Santana (SP)
Leia Mais ►
Read more...

Carta Convite – Estágio de férias curso técnico ou bacharelado nas áreas de Meio Ambiente, Pedagogia, Turismo e Biologia...

A Ecosurfi realiza na temporada de verão no município de Itanhaém / SP a Campanha Onda Limpa desde o ano de 2005 e sabendo da importância do trabalho voluntário para a construção de sociedades modernas, justas e organizadas, temos a chance de iniciar mais um programa de estágio em conjunto com Escolas de formação técnica e Universidades como forma de atender a obrigatoriedade de estágios para os formandos em suas férias.

Para a Ecosurfi o ponto fundamental desse compromisso é trazer a tona para os participantes/alunos a realidade do trabalho de uma entidade do terceiro setor que tem como seu princípio o enraizamento da Educação Ambiental, mostrando os seus desafios e suas dificuldades, bem como, as formas de buscar o cumprimento efetivo de sua missão de conservação e preservação ambiental.

Para esse ano temos aberto em nosso programa de estágios 20 vagas para monitores (as) da campanha Onda Limpa 2009. Os trabalhos se iniciarão no dia 26 de dezembro e irá até 04 de fevereiro, sendo que do dia 26/12/08 ao dia 04/01/2009 as atividades serão diárias e nas semanas seguintes apenas as sextas, sábados e domingos das 09h às 17h. Finalizando todos os dias do Carnaval.

As atividades desenvolvidas pelos estagiários se darão na forma de: exposições monitoradas, pesquisa de opinião, conscientização do público, educação infantil, atividades pontuais de educação ambiental (recreação ecológica, oficina de artesanato com material reciclável, distribuição de sacolas de pano e material gráfico, distribuição de coletores na praia, gestão dos resíduos sólidos, dentre outras).

A nossa estrutura permite que seja fornecido alojamento gratuito sem refeição para os estagiários voluntários; formação de monitor da Campanha Onda Limpa 2009, e certificado com carga horária e atividades desenvolvidas (modelo de certificado em anexo).

Os interessados devem escrever para: ecosurfi.brasil@gmail.com ou ligar, 13 9718 1872

Página da Campanha Onda Limpa
http://www.campanhaondalimpa.blogspot.com/
Leia Mais ►
Read more...

São Paulo tem a sua I Conferência Estadual Infanto Juvenil

Por: João Malavolta / Ecobservatório

Dia 02 iniciou a I Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente do estado de São Paulo, que acontece até a próxima quinta feira (04/11),na cidade de Águas de Lindóia no interior paulista.

A conferência nesta primeira edição apresenta como tema as “Mudanças Ambientais Globais”, assunto que se relaciona e faz parte do cotidiano de todos os seres humanos.

Considerada marco inicial no Estado para criar novos espaços de discussões e fortalecer os já existentes dentro da perspectiva da construção de politicas publicas voltadas para o protagonismo juvenil, com o objetivo de fornecer subsidios para a elaboração de ações na área socioambiental.

Desde o mês de agosto deste ano, foram mobilizadas cerca de 1050 escolas distribuídas em 91 Diretorias de Ensino vinculadas às 22 Bacias Hidrográficas do estado.

O processo de mobilização para a I CEIJMA aconteceu no ambito escolar com o apoio dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJ´s), Programa Escola da Família (PEF), pautados pelo programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”, através de “kits” didátiocs produzidos em gestão compartilhada pelo MEC e MMA.

As Conferências Estaduais Infanto Juvenis pelo Meio Ambiente são ações que estão diretamente relacionadas com um movimento mundial. Elas acontecem durante a “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável” e no “Ano Internacional do Planeta Terra”, definidos pela UNESCO.

Durante a mesa de abertura da I CEIJMA estavam presentes representantes do MEC (Ministério da Educação), SEE (Secretaria de Estado da Educação), FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Programa Escola da Familia (PEF), Programa Juventude e Meio Ambiente (MEC/MMA) e Coletivo Joven de Meio Ambiente de São Paulo (CJ/SP).

Idéias da Abertura

Abrindo as considerações sobre a I CEIJMA, a representante do CJ Camila Melo deu boas vindas aos estudantes e reforçou o papel dos jovens delegados nessa primeira edição. “Hoje estamos aqui por algo que nos une e que queremos transformar, o mundo onde vivemos e essa oportunidade nos possibilita um novo olhar para o planeta para melhorar a nossa forma de ver a vida em sua totalidade”.

Representando a Fundação para o Desenvolvimento da Educação, que é o órgão executor do Programa Escola da Família, a Chefe do Departamento de Parcerias, Profª. Ana Maria Stuginski, em poucas palavras ressumiu o seu entendimento sobre a importância desse processo de engajamento de jovens na defesa do meio ambiente. Observando esses jovens aqui eu vejo gotas de chuva que se aglutinam e formam um rio que tem a força de olhar infinitamente para as causas do meio ambiente”.

Marlene Gardel da Secretaria de Estado da Educação enfocou em sua fala a importância da Conferência nas escolas. “O processo iniciado nos espaços escolares formaram um laço entre os alunos para o desenvolvimento deles como cidadãos para o exercicio da cidadania”.

Coordenando o Programa de Juventude e Meio Ambiente desde o início deste ano, Rangel Moedano contextualizou o processo das Conferências que se iniciaram em 2003 com a I Conferência Nacional Infanto Juvenil de Meio Ambiente. “Esse momento é um marco, nunca reunimos tantos jovens e adolescentes para pensar a questão ambiental no nosso estado”, e falou sobre o tamanho da responsabilidade desses jovens, “Esse evento é um exercicio que pode transformar as nossas vidas, nossas escolas e o nosso planeta”.

Já a Professora Iara Bernardi, representante do Ministério da Educação, em São Paulo demonstrou grande satisfação com a o resultado do processo estadual da construção da ICEIJMA, que escolherá em Águas de Lindóia os delegados que representarão São Paulo na III Conferência Nacional Infanto Juvenil de Meio Ambiente em Brasilia no ano que vem. “As propostas que sairão daqui representam o tamanho do trabalho que temos que fazer, vocês podem se tornar lideraças em suas comunidades e influir nas decisões que contribuam com a melhoria da nossa qualidade de vida e serem atores das mudanças que querem ver no nosso País”.

Fechando a mesa de abertura a A Coordenadora do Programa Escola da Família - Profª. Mary Kawauchi, reiterou a importância do trabalho de todos os envolvidos e lembrou da valor que tem a troca de idéias entre todos os participantes para a construção da atmosfera da I CEIJMA.

Também foi registrada a presença da representante da União Paulista dos Conselhos Municipais de Educação, a professora Roseli dos Santos Ribeiro, Ivandro Martins da Silva, conhecido como Tupã representando os Povos Indígenas, João Nelson dos Santos, do MEC de São Paulo e Camila Bianch, enraizadora do MEC.

Águas de Lindóia concentra nesses três dias os anseios dos jovens do Estado de São Paulo, que representam suas escolas e seus municipios frente ao desafio de construir novos olhares dentro de perpesctivas diferentes mas com responsabilidades comuns frente ao desafio de adaptar nossas vidas as mudanças ambientais globais.

Realização:
Coletivos Jovens de Meio Ambiente - São Paulo - (CJ Caipira / CJ Caiçara / CJ Sampa / CJ ABC)
MEC - Ministério da Educação
SEE - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
PEF - Programa Escola da Família
Apoio:
5 Elemetos - ONG Camará - ONG Caminho das Águas / Itu - ONG Ecosurfi - ISPIS (Instituto SincroniCidade para Interação Social) - REJUMA (Rede Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade - REPEA (Rede Paulista de Educação Ambiental - SVMA (Secretaria do Verde do Meio Ambiente)
Portais:
www.flechadeluz.org
www.rejuna.org.br

Leia Mais ►
Read more...
Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget

Destaques

Ocorreu um erro neste gadget

  © Ecosurfi Desenvolvimento por Comunicação Ecosurfi Século XXI

Back to TOP