Surfistas engajados por justiça socioambiental

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia Ecosurfi representa a comunidade do surfe em Brasilia

Noite do Surfe pelo Social em Itanhaém

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe Encontro tem como proposta reunir a comunidade do surfe

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Levantamento aponta atrativos em Itanhaém/SP

Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo Projeto faz diagnóstico de áreas potenciais para Ecoturismo

Ecosurfi encoraja surfistas a discutir Gestão Costeira

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias Comunidade do surfe cobra mais atenção com as praias

Profissionais da Escola Ecosurfi passam por “reciclagem”

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surfe

Semana do Meio Ambiente debate surfe e sustentabilidade

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

O seminário vai debater o engajamento dos surfistas O seminário vai debater o engajamento dos surfistas

Ecosurfi “dropa” no Ibirapuera

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos Projetos que defendem a biodiversidade foram expostos

Programa de voluntariado da Ecosurfi

Visa criar uma rede para o engajamento público

Visa criar uma rede para o engajamento público Visa criar uma rede para o engajamento público

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento

O objetivo do projeto é ensinar técnicas para resgates no mar

Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe Instrutores da Escola Ecosurfi recebem treinamento do Salva Surfe

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Documentário traz o panorama das relações humanas com o mar

“Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi “Onde o mar encontra as pessoas” será lançado na Ecosurfi

Vitória contra o projeto Porto Brasil

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas Terra Indígena é demarcada e restingas são protegidas

Viva Mata 2011 vai debater surfe e gestão costeira

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Debate tem como foco discutir as zonas costeiras Debate tem como foco discutir as zonas costeiras

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Decreto oficializa a criação do mosaico de UC,s

Ecosurfi atua na criação de área protegida em SP

Projetos

Projetos

• Escola Ecosurfi – Ensino de surfe e educação ambiental Projeto voltado à inclusão social e formação em cidadania ambiental de crianças e adolescentes da cidade de Itanhaém por meio do surfe. As atividades tiveram início em julho de 2010, viabilizadas com recursos oriundos de convênio com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Itanhaém, que permitiram remunerar dois instrutores por um período de oito meses. As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, na Praia do Sonho (9h às 11h – 14h às 16h). A escola é direcionada, preferencialmente, a crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos. Além da prática do surfe, o projeto conta com atividades transversais, que incluem o desenvolvimento do mapeamento da praia e entorno a organização juvenil para a realização de intervenções e cine clubes com os alunos.

• Rio do Nosso Bairro - Projeto inscrito no contexto da gestão dos recursos hídricos, que tem como finalidade aproximar a abordagem pedagógica de escolas da região dos assuntos em debate no Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista. Começou em março de 2010, por meio de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), com a realização da V Caminhada Metropolitana da Água e envolveu professores e gestores de 36 escolas das nove cidades da região. As atividades contemplaram a realização de capacitações com educadores para a realização de projetos de mapeamentos participativo dos bairros na área de saneamento ambiental. Foram realizados no total 26 projetos, que se articularam numa comunidade virtual (www.riodonossobairro.org.br) durante o processo e se encontraram na I Conferência Infanto-Juvenil de Escolas Cuidando das Águas da Baixada Santista, momento em que escreveram a Carta de Responsabilidades – Escolas Cuidando das Águas da Baixada Santista. Além da Carta contar com desdobramentos no ano de 2011, o processo está sendo sistematizado em uma publicação que será distribuída a todas as escolas públicas da região.

Movimento Surfe Sustentável - O programa tem como objetivo envolver os diversos atores da comunidade surfe para construir, na prática e a várias mãos, as respostas para a seguinte pergunta: qual o papel e as responsabilidades dos surfistas e da comunidade surfe neste contexto de mudanças ambientais globais e na proteção das zonas costeiras? Por meio de encontros, seminários, ações de mobilização e articulação em rede, propõe o debate sobre as responsabilidades individuais e coletivas que nós surfistas podemos assumir frente ao atual modelo de desenvolvimento socioeconômico, visando a construção de uma Carta de Responsabilidades dos Surfistas para a Proteção das Zonas Costeiras. A Aliança dos Surfistas pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade difunde e constrói coletivamente comportamentos, pautas e práticas sustentáveis que possam ser incorporados na agenda de toda a comunidade do surfe, por todos os litorais do mundo. É uma rede de cooperação que articula pessoas e instituições da comunidade surfe na implementação de ações e processos pró-qualidade de vida. É ações locais, por meio da comunidade virtual (www.surfsustentavel.org.br), são os elos de ligação que dão sustentação ao movimento.

• Plano de Desenvolvimento do Pólo de Turismo Ecológico e Rural de Itanhaém - Contribuir com o desenvolvimento de novos perfis turísticos na cidade de Itanhaém, visando promover o uso sustentável dos recursos naturais, históricos e culturais da região. A proposta investe no desenvolvimento do turismo de base comunitária para gerar renda e aquecer a economia, fomentar a revalorização e o fortalecimento da cultura local e a conservação ambiental no município. As atividades consistem numa pesquisa-participante que objetiva capacitar os atores diretamente envolvidos, desenvolver o Mapa Verde das áreas inscritas e elaborar o diagnóstico de potencialidades do turismo rural e ecológico na cidade, apontando orientações para a regulamentação da legislação específica na cidade de Itanhaém.

Campanhas Socioambientais

-Campanha Onda é Água Limpa
Campanha de difusão de informações relacionadas à gestão dos recursos hídricos na Baixada Santista por mídia radiofônica. O projeto é realizado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e tem como finalidade também contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de publicização de informações do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista. Além da campanha na rádio Jovem Pan, o projeto inclui a realização de pedágios e uma pesquisa de opinião a respeito da efetivade das divulgação de campanhas nas mídias de massa.

-Vamos Limpar o Mundo
Campanha realizada trandicionamente pela Ecosurfi em Itanhaém desde 2003 durante o mês de setembro. Vinculada à organização australiana Clean Up The World, a atividade sempre foi desenvolvida contando com o apoio do comércio local e de parcerias com instituições e escolas da cidade. No decorrer dos anos a atividade se consolidou como uma das maiores mobilizações de Itanhaém e já fazem parte do calendário local. As ações geralmente são voltadas à sensibilização da população por meio de palestras, oficinas e mutirões de despoluição.
Leia Mais ►
Read more...
Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget

Destaques

Ocorreu um erro neste gadget

  © Ecosurfi Desenvolvimento por Comunicação Ecosurfi Século XXI

Back to TOP